Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 23 de junho de 2017, 13h55

Alunos de escola municipal participam do "Piquenique Literário"


Foto: Pedro Ivo
.

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Joana Dark da Silva, do bairro Real Parque, em Cuiabá, visitaram pela primeira vez o SESC Arsenal graças a uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Alternativo de Cuiabá e Várzea Grande (SETA). A entidade cedeu quatro micro-ônibus para que 75 crianças do primeiro ciclo (1º ao 3º ano) pudessem participar do projeto "Piquenique Literário", desenvolvido pela unidade escolar.

 

Os estudantes fizeram parte de várias atividades promovidas pelo SESC em laboratórios de artes plásticas, cinema, música e contação de histórias. Elas puderam, inclusive, visitar a exposição Alma Vermelha, da artista plástica Deuseni Félix, aberta no dia 20 de junho. A mostra conta com várias telas que retratam índios de diversas etnias e utensílios produzidos por eles, como colares, cocares, redes, bancos e raladores para alimentos.

 

 

.

Os alunos se mostraram encantados, principalmente porque puderam ouvir as explicações da própria Deuseni. "A importância das crianças participarem, de verem uma exposição como essa, é que nós, mesmo adultos, sabemos muito pouco sobre os índios. Eu quero que as pessoas tenham condição de conhecer a cultura deles, de onde são, a finalidade de cada pintura, de um cocar, o significado de tudo isso que eles usam na aldeia", enalteceu a artista.

 

A pedagoga Adrienne Paixão reforçou a importância da visita ao ressaltar que se trata de uma instituição que atende uma comunidade carente. "Eles não têm acesso a muita coisa e a escola procura fazer o que pode para eles vivenciarem esse contato com a cultura. Mas nós não tínhamos como bancar esse transporte e o SETA nos ajudou mais uma vez. Se para os professores foi muito importante, imagina para eles. Então, o SETA é um grande parceiro", elogiou. 

 

.

A diretora da escola, Creuza Maria de Souza Gomes, agradeceu a ação do sindicato. "É uma oportunidade única porque é o momento de despertar neles o interesse pela cultura e pela arte. Na nossa realidade é raro acontecer isso. Então a gente agradece carinhosamente todo o amor e respeito do SETA ao disponibilizar o transporte", salientou, lembrando que a visita foi preparada pelos professores e coordenação pedagógica durante duas semanas.

 

O presidente do SETA, Marco Aurélio Sales, disse estar muito satisfeito em poder ajudar a escola mais uma vez. Ele lembra que em maio os alunos do 4º e do 5º ano da Escola Profª Joana Dark conheceram a revitalizada Orla do Porto numa outra parceria com o sindicato. "Ver a alegria dessas crianças e pensar no ganho cultural que elas terão com esse tipo de atividade é o maior incentivo que poderíamos ter. O SETA está sempre apoiando ações assim pois entendemos que é nosso dever, como prestadores de serviço ao público, contribuir para o desenvolvimento da comunidade na qual estamos inseridos", frisou o empresário.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114