Cuiabá | MT 20/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 04 de julho de 2017, 10h09

Servidores participam de curso para aprimorar controle interno


Foto por: Marcos Vergueiro
.

Prefeitura de Cuiabá em convênio com Tribunal de Contas do Estado (TCE) está oferecendo curso de qualificação para os gestores e coordenadores da administração municipal. Os cursos de Fiscalização de Contratos e Formação de Preços de Referencia em Compras Púbicas, que estão inseridos no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), instituído pelo TCE de Mato Grosso, vão garantir melhor o controle interno da gestão dos recursos públicos. Os servidores são orientados à fiscalização e avaliação de resultados, contribuindo para a qualidade e efetividade dos serviços no interesse da sociedade.

"Para nós do município é muito importante para o controle efetivo da máquina e para agilizar o serviço do cidadão pagador do imposto e de toda a sociedade”, disse o secretário de Governo de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa, Nezinho. Ele destacou que o prefeito Emanuel Pinheiro tem determinado melhor prestação dos serviços a partir de uma gestão eficaz, o que demanda melhor preparo dos servidores com suas habilidades e competências. “Quero parabenizar o TCE pela qualidade da qualificação empregada aqui e hoje o órgão não está preocupado apenas com a forma de fiscalizar, mas sim com o resultado dessa mesma fiscalização”, disse o secretário.

Os cursos aprimoram as competências técnicas dos servidores sobre o conceito de “preço e referência” e na fiscalização dos contratos para o efetivo regular e eficaz controle das despesas. “Existe muita demanda para esse tipo de formação e o fiscal precisa estar atuando a fazer uma planilha de preços justos”, disse Marina Spinelli, da Escola Superior de Contas do TCE. Segundo a gestora, são dois cursos específicos e, diante da dificuldade de se fazer um curso presencial, o Tribunal de Contas criou essa ferramenta e metodologia para atingir todas as prefeituras de Mato Grosso.

No caso do curso de Formação de Preços de Referência em Compras Públicas terá duração de 30 dias, 60 horas de duração e 62 servidores estão inscritos. Já o de capacitação para Fiscalização de Contratos Administração terá duração de 45 dias com 80 aulas e conta com a participação de 85 funcionários da prefeitura.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114