Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 17 de julho de 2017, 15h47

Catadores de materiais recicláveis arrecadaram mais de 2 toneladas de resíduos na Expoagro


.

Grandes eventos requerem um amplo planejamento. Os responsáveis pela organização precisam pensar nos mínimos detalhes para que tudo ocorra dentro do que foi elaborado. Uma das maiores preocupações deve ser o que fazer com a quantidade de lixo gerada. Isto, para que não cause problemas de impacto ambiental.

Pensando assim, a organização da 53ª Expoagro – que aconteceu entre 7 e 16 de julho – teve um cuidado especial em relação aos resíduos gerados durante o evento.

O responsável pelo programa de coleta seletiva da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Abel Nascimento, conta que foi procurado pelo diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente Falcão, para ajudar a solucionar o problema do lixo produzido na Expoagro. “Entrei em contato com o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso, a Coopermar, que já colabora com Prefeitura Municipal, e fizemos uma parceria para a realização da coleta dos materiais recicláveis durante a feira”, revela Abel.

Conforme explica o presidente da Coopermar, Wanderley Cavenaghi, uma equipe de nove cooperados trabalharam na feira. “Eles chegavam à tarde e realizam a coleta e a triagem dos materiais até o final do evento. Colocando tudo separado em bags: latas, garrafas pet, copinhos plásticos, outros materiais plásticos também, que são separados até por cores. Quando terminavam de coletar o lixo, descansavam nos alojamentos dentro da feira até amanhecer. Pela manhã iam para casa para descansarem e no fim da tarde voltavam para o parque de exposições para realizar todo o processo novamente”, relata Cavenaghi.

Um ponto que o presidente da cooperativa fez questão de salientar é o cuidado que os organizadores da feira dispensaram para os catadores. “Além do alojamento para descanso, a organização da Expoagro deu todo o suporte para a realização do trabalho dignamente. Para os catadores esta é uma oportunidade excelente, pois é uma forma de aumento de renda”, completa.

Nascimento revela que, até o momento, foram separados cerca de 2000 quilos de material reciclável e acredita que este número pode aumentar, já que o evento terminou ontem à noite. “Esta é a quantidade de material que será levada para a cooperativa trabalhar e revender. Isso é apenas 10% de todo o lixo coletado. O que não é aproveitado, é recolhido pelos caminhões da prefeitura e levado para o aterro sanitário”, explica.

O responsável pelo programa de coleta seletiva da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ainda destaca o zelo por parte dos organizadores da feira em se atentarem para este tipo de ação. “O que está sendo feito na Expoagro é a inclusão sócio-produtiva de catadores e catadoras advindos de aterros sanitários e lixões. É um processo de inclusão social de pessoas que estão acostumadas a serem rejeitadas pela sociedade. Ao realizar a coleta dos resíduos da feira, elas percebem o quanto seu trabalho é importante e indispensável e, aliado à maneira humanizada como estão sendo tratados, eles se sentem realmente valorizados”, finaliza. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114