Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 24 de julho de 2017, 09h43

Mais de 40 mil pessoas assistem apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Cuiabá


Por: Capitão Barreto e Sargento Batista
.

Organizada pela Prefeitura de Cuiabá, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça levou mais de 40 mil pessoas ao Parque Tia Nair neste domingo (23). Sem custos para o contribuinte cuiabano, coube ao Executvo Municipal organizar a logística. “Foi mais um belo evento da administração do prefeito Emanuel Pinheiro, que teve a sensibilidade de trazer para Cuiabá um momento de alegria e descontração promovendo com isso uma cultura de paz , lazer e entretenimento para nós cuiabanos”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Da Força Aérea Brasileira (FAB), a Esquadrilha da Fumaça é uma das mais tradicionais com reconhecimento também no exterior, devido o trabalho sério e de qualidade. “Foi extremamente interessante e de qualidade da apresentação, onde as pessoas assistiram e vibraram com o show de apresentação dos aviões tucanos”, disse Vuolo.

“Por isso, tivemos um extraordinário público de mais de 40 mil pessoas aqui”, completou o secretário. O show da Esquadrilha da Fumaça no Parque Tia Nair durou aproximadamente 50 minutos, com apresentações de várias manobras . A bordo de aviões tucanos de tecnologia inteiramente brasileira, no ar, a esquadrilha estava sob comando do major Marcelo, já em terra comandava tudo o capitão Capuchinho, auxiliados por mecânicos, corpo de cerimonial, além de pilotos que atuam em terra, todos militares da FAB.

A exibição teve início com a apresentação dos sete aviões que compõem a Esquadrilha, escrevendo nos céus e em linha, com a tradicional fumaça branca, “Cuiabá Rumo aos 300 anos”, o que arrancou aplausos dos presentes. Logo após os aviões fizeram outras evoluções e manobras.

Manobras aéreas como parafuso, loup, além de cruzamentos de várias aeronaves em pleno voo. Ainda teve a arriscada manobra apelidada de brak e muitos split de quatro aeronaves juntas. A manobra mais aplaudida por todos era quando os tucanos faziam os chamados parafusos, que é a subida da aeronave a dois mil metros e no pico diminuia a potência do motor, e flutuava no ar dando a impressão de estar caindo. “Foi emocionante o parafuso do avião a gente tinha a impressão de ele estar caindo sobre nós”, contou a manicure Terezinha Alves.

Já o casal Virna e João Saldanha que chegou após o início da apresentação, contou que o filho Antonio, de 9 anos, chorou e implorou para estar presente na apresentação. A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Cuiabá foi em 2005, por ocasião do aniversário da capital. “Estamos muito felizes de estarmos em Cuiabá. A Esquadrilha da Fumaça se sente muito honrada de estar prestigiando o Norte e o Centro Oeste do Brasil”, disse o Capitão Capuchino, durante exibição dos aviões.

Segundo ele, o grupo vem de um circuito de apresentações por países da America do Sul e não poderia deixar de estar cidades importantes regiões. “Estamos realizados de promover alegria, diversão e entretenimento a todos os cidadãos que compareceram aqui com suas famílias”, comentou o comandante de operações em terra da Esquadrilha da Fumaça.

A vinda da unidade da Força Aérea Brasileira a Cuiabá teve início com a articulação feita pelo deputado Federal Vitório Gali. “Nós fizemos o convite e eles que acataram a nossa sugestão, nos presenteando com esse show”, disse o parlamentar . À Prefeitura, coube adotar as providências necessárias para a apresentação do grupo. “Agradecemos os valorosos membros da Esquadrilha da Fumaça pela belíssima apresentação, eu assisti ao show de onde parei no trânsito”, disse o prefeito, saudando ainda os militares, pelos 65 anos de atividades prestadas ao país e ao povo. “Dessa forma, nós vamos fazendo uma cidade mais humanizada, alegre, a nossa Cuiabá dos 300 anos" . 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114