Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 27 de julho de 2017, 09h07

Secretariado municipal realiza reunião estratégica para aprimorar atendimento à população


.

Garantir políticas públicas efetivas por meio de uma gestão participativa e humanizada é o grande foco das reuniões mensais realizadas pelo Comitê Executivo de Gestão Estratégica. Na manhã desta quarta-feira (26), todo o secretariado municipal avaliou as metas determinadas para suas respectivas pastas, a fim de aprimorar o bem-estar da população mediante a prestação otimizada dos serviços públicos. O encontro, que está vinculado ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), contempla iniciativas pré-definidas de curto, médio e longo prazo, que possuem focos direcionados para questões como o melhoramento da educação básica, desenvolvimento rural e urbano da Capital, aumento na expectativa de vida, entre outro.

Para o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, este primeiro encontro é um marco histórico, pois detalha pontualmente o andamento de cada uma das “missões” propostas para certificar que o crescimento ordenado da cidade seja uma realidade genuinamente vivida.

“As metas já foram demarcadas e agora cada um destes gestores – e suas respectivas equipes – devem se comprometer a buscar os melhores caminhos para fazer com que o nosso alvo seja alcançado. O prefeito Emanuel Pinheiro desenvolveu seu plano de governo estrategicamente direcionado para as necessidades já diagnosticadas no município. Portanto, o que vemos aqui são apontamentos fundamentais para garantir o fortalecimento tanto das políticas públicas, bem como da qualidade de vida do cidadão, que é diretamente afetado por elas. Ao realizarmos essa avaliação sobre o nosso progresso como órgão que trabalha a serviço da população, saberemos sinalizar onde estão as falhas que impediram o alcance dos objetivos e de que forma podemos transpô-las. Esta reunião anda lado a lado e em sintonia com o nosso Plano Plurianual (PPA), que atualmente está na fase das audiências públicas, envolvendo todos os munícipes”, afirmou.

Planejamento é a peça chave que vai impedir que a Prefeitura atue na defensiva, respondendo aos conflitos tardiamente, conforme pontuou o secretário municipal de Planejamento, Jesus Lange Adrien Neto. De acordo com o gestor, a série de reuniões do Comitê – que acontecerá mensalmente ao longo do ano entre os titulares, e trimestralmente sob o comando do prefeito – solidificam uma mudança de cultura na gestão pública.

“O que presenciamos hoje testifica o pioneirismo que Cuiabá tem tido, olhando para o planejamento por uma ótica mais madura e sábia. Vivemos em um país que não possui essa metodologia como modus operandi e estamos mudando a forma de atuação do município, para que as secretarias possam atuar um passo a frente, através de um plano de metas pré-estabelecido e focado. Isso é algo que eu tenho estudado e trabalhado constantemente com a minha equipe. E para que todos tenhamos êxito com as metas aqui dispostas, precisamos buscar meios eficazes, pois cada um destes aspectos possui ligação direta com as transformações que o nosso chefe executivo quer implantar, a fim de construir a Cuiabá do futuro. Esta reunião é um desdobramento do PDI, que é o coração do PPA, que já está em fase de discussão nas quatro regionais. Estes resultados que alcançarmos serão cerca de 80% do nosso plano para os próximos quatro anos de gestão e é por isso que o envolvimento de cada gestor é de extrema importância. Estamos diante das ações que redefinirão os rumos da cidade, em direção a um tempo novo”, disse.

Com suas metas todas em conformidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem aprimorado sua atuação em benefício àqueles que mais carecem de amparo. Garantindo o atendimento mensal de 6.800 famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, a pasta tem conseguido solidificar suas funções de maneira determinante. Outra meta cumprida é também a permanência do acolhimento das 18 mil pessoas em situação de fragilidade alimentar e nutricional. Para o gestor da pasta, Wilton Coelho Pereira, os esforços estão direcionados para garantir a proteção de pessoas em contextos desta natureza.

“Nosso planejamento foi baseado na Rede de Proteção Social, Especial e na Segurança Alimentar. Seguimos severamente as iniciativas que estão pactuadas com a gestão municipal e o governo federal – como o Programa Bolsa Família –, sempre estando em consonância com o plano de atuação estabelecido pelo prefeito. Primando pela vida daqueles cidadãos que dependem da nossa assistência, estamos otimizando nossas 76 unidades de atendimento espalhadas pela Capital, facilitando também o acesso do munícipe ao leque de serviços que preparamos especificamente para atender sua necessidade social”, revelou o secretário.

Sob o acompanhamento normativo da consultora Elisabete Queiroz, que atua pelo Tribunal de Contas do Estado, a reunião estratégica já sinalizou sinais positivos. “Os gestores foram objetivos, precisos e tiveram maturidade para elencar as dificuldades que barraram o cumprimento de algumas metas. Contribuíram para o andamento do encontro e se mostraram dispostos a realizar a sua parte. Estamos aqui trazendo algo novo, resgatando uma cultura fundamental que se perdeu. Sabemos que as adversidades para se adequar ao modo estratégico existem e estamos aqui para auxiliá-los, com a certeza de que nossa cidade colhera os frutos destes objetivos”, concluiu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114