Cuiabá | MT 24/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 07 de agosto de 2017, 15h52

Prefeito entrega três novos aparelhos de ultrassonografia


Por: Marcos Vergueiro
.

Cumprindo a missão de humanizar a saúde de Cuiabá, acompanhado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o prefeito Emanuel Pinheiro, a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, e o médico e secretário adjunto Milton Corrêa da Costa Neto entregaram à população cuiabana três novos aparelhos de ultrassonografia de última geração.

A solenidade, que contou também com a presença de gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vereadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), aconteceu na tarde da última sexta-feira (04), no Ambulatório de Referência para Atendimento à Mulher (Aram), na Policlínica do bairro Planalto. A unidade foi uma das contempladas com os equipamentos que foram adquiridos com recursos próprios, ao custo total de R$ 295.500.

Os outros dois aparelhos serão alocados no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na Policlínica do Coxipó e, segundo o gestor municipal, os novos aparelhos darão celeridade para os cerca de 45.570 pedidos de ultrassonografia geral que compõem a fila da Central Única de Regularização no mês de junho, incluindo atendimento infantil.

“Zerar as filas de esperas e oferecer atendimento humanizado para os cidadãos cuiabanos que necessitam do sistema de saúde do nosso município é um compromisso que fiz durante a campanha, e estamos trabalhando muito concretizá-lo. Esta entrega é a demonstração de que com pouco mais de seis meses, já alcançamos grandes avanços que vão mudar significativamente o dia a dia do nosso povo”, disse o prefeito.

O coordenador Especial da Rede Assistencial da Policlínica do Planalto, Antônio Carvalho Filho, frisou que a aquisição vai beneficiar os pacientes do local principalmente as gestantes contribuindo para o diagnóstico precoce das doenças como a microcefalia e síndrome congênita do Zika Vírus. “As novas máquinas trarão mais conforto para os pacientes atendidos aqui, haja vista que desde que assumimos a gestão, o antigo aparelho de ultrassonografia estava estragado, impossibilitando a realização dos exames no local. É a solução do problema aliado à alta tecnologia que precisávamos para oferecer uma atenção ainda maior aos nossos pacientes”.

Conforme a secretária, o próximo passo da SMS será formatar uma estratégia para reorganizar a fila de espera, obedecendo as urgências dos pedidos conforme classificação de risco do SUS. “Temos um número expressivo de pedidos de ultrassonografias aguardando na Central. Entretanto, sabemos que muitos fatores contribuem para que este número seja menor, como é o exemplo das ultras gestacionais. Por isso, visando oferecer o atendimento humanizado, mobilizaremos esforços para identificarmos estes pedidos e assim iniciarmos os atendimentos e caminharmos para a redução das filas nesta modalidade”.

MAIS MELHORIAS

Para o adjunto, Milton Corrêa, que foi um dos articuladores da aquisição, os aparelhos fazem parte de um conjunto de ações que a gestão está fazendo em diversas unidades de saúde. “Em nome da qualidade de vida e atendimento dos cuiabanos que utilizam os serviços públicos de saúde, estamos retomando as obras inacabadas, reformando unidades e adquirindo equipamentos como estes que oferecem melhorias no atendimento médico desde o diagnóstico ao tratamento dos pacientes”, finalizou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114