Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 03 de setembro de 2017, 20h31

Nesta segunda-feira (4), Saúde bucal é tema de audiência pública na Câmara de Cuiabá


A saúde pública bucal do município de Cuiabá é tema de debate em audiência pública requerida pelo vereador Paulo Araújo (PP), que acontece nesta segunda-feira (04.09), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá. O chamamento é para que a população participe junto com os segmentos pertinentes ao tema, a fim de obter um atendimento eficiente, digno e humanizado, conscientizando com políticas preventivas da saúde bucal.

"A nossa intenção é buscar acesso e ampliar os serviços de saúde bucal no município, principalmente que tenha em todos os Programas de Saúde da Família, que é muito importante para a população", salienta o vereador Paulo Araújo.

Em Cuiabá existem 23 postos de atendimentos, entre Centro de Saúde, Programa da Saúde da Família (PSF), Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e Clínica Odontológica, além da atenção ao idoso no Centro de Convivência Padre Firmo. Dentre estes postos há o atendimento para a zona rural da cidade.

Porém, segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Renei Lara da Silva, há um estudo de que é necessária a abertura de mais 30 unidades para poder abranger toda a população cuiabana, além da adequação das unidades já existentes.

"O que a gente está tendo mais dificuldade na saúde pública bucal é a falta de insumos básicos, como: algodão, gases e medicação pós procedimento. Por outro lado, paralelo aos atendimentos nos postos odontológicos está acontecendo a promoção da saúde bucal nas escolas e creches municipais de Cuiabá chamada Crescer Sozinho, promovendo a escovação assistida pelo cirurgião dentista, ensinando as crianças a forma adequada de higienização bucal, também fornecendo kits de higiene bucal", ressalta o coordenador.

O Crescer Sorrinho já atendeu 5.300 crianças de 25 unidades educacionais entre escolas, creches e Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), desde junho deste ano, quando foi lançado pela SMS. Ele também estendeu o atendimento para projetos sociais, dentre eles o Siminina, Lar Espírita Carmelita e o último Multiação, uma iniciativa da Federação das Indústrias e Comércio de Mato Grosso (Fiemt).

No último semestre foram realizados 205 mil procedimentos e em torno de 37 mil tratamentos concluídos nas 3 Clínicas Odontológicas localizadas no Coxipó, CPA 3 e Jardim Leblon, e nos 7 Centros de Especialidades Odontológicas localizados nos bairros Tijucal, Planalto, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Verdão, Osmar Cabral e Dom Aquino.

Os PSFs que possuem o tratamento de saúde bucal estão localizados no Distrito Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, que atende a zona rural, e na zona urbana estão nos bairros Santa Isabel, toda a grande CPA na Unidade de Saúde do CPA1, Pedra 90 com dois PSFs e Novo Paraíso I. Há também no Centro de Saúde do bairro Sucuri e no Centro de Convivência Padre Firmo.

As duas Unidades de Pronto Antendimento (UPAs) que existem em Cuiabá, que são da Morada do Ouro e Pascoal Ramos trabalham com plantões de urgência e emergência, mais a Clínica Odontológica do Coxipó e o CEO Verdão no mesmo regime de atendimento.

Na especialidade de traumatologia de bucomaxilo o atendimento acontece no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

O quê: Audiência Pública
Por quê: Debater sobre as políticas públicas de saúde bucal em Cuiabá
Onde: Plenário das Deliberações
Quando: Segunda-feira (04/09)
Horário: às 09h00 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114