Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 04 de setembro de 2017, 18h44

Banda campeã em concurso estadual abre a Semana da Pátria na Secretaria de Educação


Após retornar da 3ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, com a bagagem pesada, com quatro troféus, a Banda Marcial da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ranulpho Paes de Barros foi convidada a abrir a Semana da Pátria na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), nesta manhã.

A banda, formada por alunos com idades entre 5 e 15 anos, é regida pelo maestro Francisval Costa. Ela foi premiada na última Copa na cidade de Sorriso, interior de Mato Grosso, com as seguintes classificações: 1º lugar Regente, 1º Lugar Corpo Coreográfico, 1º Lugar Corpo Musical e 3º Lugar Geral.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, afirma que o civismo deve ser reforçado diariamente. “Este trabalho começou lá atrás, com poucos alunos, numa iniciativa tímida. E hoje temos o orgulho de dizer que somos representados e respeitados por todo o país, com esta banda, que além de disciplina, leva o amor à pátria ode onde vai, em seus concertos, por meio da formação do caráter”, explicou.

A Banda Marcial da Emeb Ranulpho Paes de Barros tem ensaios de segunda a sábado, rigorosamente. Tanto que rendeu bons frutos até mesmo, para fora da escola. Francisval explica que alguns dos estudantes foram positivamente influenciados e hoje cursam música na universidade.

“A música é um dom e não se trata só de tocar instrumentos e ter aulas práticas e teóricas, como já fazemos aqui, mas também da elevação da disciplina e do respeito entre a equipe. Hoje por exemplo, temos alunos que apesar de não estar mais em idade escolar, mantém o compromisso e amor pela banda, nos acompanhando com afinco sempre. E isso é gratificante e um exemplo construtivo para quem está chegando agora”, justificou o maestro.

A Semana da Pátria vai de 1º a 7 de setembro. E neste ano quatro unidades escolares da rede municipal irão se apresentar, na próxima quinta-feira (7), no desfile cívico, que envolverá escolas municipais e estaduais, além de várias entidades de Cuiabá e Várzea Grande. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114