Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 15 de setembro de 2017, 18h24

Saúde avança na humanização dos serviços nas unidades de atenção secundária


Terminou nesta quinta-feira (14) o quarto e último módulo do curso “Humanização na Recepção”. Realizado no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá o curso reuniu em dois dias 67 servidores. A capacitação que tem por objetivo melhorar a relação entre profissionais e usuários, tornando o atendimento mais qualificado e humanizado nas unidades de saúde.

“A ideia é que esses profissionais reconheçam a unidade em que atuam como parte integrante de uma rede de atenção e, de posse dessas informações, possam melhorar a comunicação, o acolhimento e a relação com os diferentes níveis dentro da unidade e com os usuários”, destacou a diretora técnica da Atenção Secundária, Dúbia Beatriz Oliveira Campos.

Neste quarto módulo foram abordadas questões ligadas ao tema “Qualificando a relação das Unidades da Atenção Secundária na Rede de Atenção, com foco no atendimento Humanizado”.

Na quarta-feira (13), durante o período da manhã, foram retomados alguns aspectos relacionados à Atenção Secundária, Atenção Primária e Atenção Terciária como a estruturação dos serviços, fluxos, normativas e outros, considerados importantes para uma atuação eficiente do profissional da recepção.

No período da tarde, os profissionais conheceram também as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a estrutura Superintendência de Regulação.

Dúbia Campos, explicou que a ideia da gestão é através da capacitação contínua, os profissionais possam ser estimulados a buscar o conhecimento e sobre a importância do trabalho qualificado.

“Por meio do conhecimento sobre a rede, os profissionais da recepção estão sendo valorizados em seus processos de trabalho e mais preparados para acolher e orientar nossos usuários”, destacou.

Desde março, quando aconteceu o primeiro módulo, 321 servidores participaram da capacitação. No Módulo I foi feita uma Introdução para recepção do SUS; no Módulo II a abordagem teve como foco aspectos do Processo de Trabalho e tecnologia do protocolo de Classificação de Risco ; no Módulo III, o tema foi Qualificando as principais tecnologias do Processo de Trabalho da recepção. Todos os temas tiveram como principal foco, o atendimento inclusivo e humanizado.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114