Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 06 de outubro de 2017, 15h41

Propostas inovadoras surgem com o Programa Voto Consciente na escola Estevão Alves Correia


A criação de um grêmio estudantil e a implantação de uma horta comunitária. Esses são alguns dos projetos inovadores que estão sendo implantados na Escola Estadual Estevão Alves Correia, de Cuiabá, graças ao Programa Voto Consciente. Os estudantes garantem que a iniciativa – que teve início no dia 22 de junho deste ano - trouxe o tema política para dentro da escola, oportunizando momentos de debate e reflexão.

 

 

O Programa Voto Consciente foi muito bem aceito pela comunidade escolar tanto pelos professores e pelos alunos. É o que garante o professor André Luiz - articulador de projetos do ensino médio inovador (PROEMI). "Aqui na escola nós temos que formar o cidadão para que ele aprenda a conviver em sociedade lá fora e aqui é o espaço para esse aprendizado".

 

 

Veja as ações adotadas por cada partido:

 

O Partido do Respeito à Diversidade (PRD) tem como iniciativa levar consciência para os alunos fazendo eles pensarem sobre as eleições. "estamos articulando vários debates entres os estudantes e já realizamos dois até agora, um com o tema LGBTfobia e o outro sobre racismo. Nossa intenção é combater o bullying e qualquer forma de preconceito. O Voto Consciente aqui na escola incentivou vários alunos a entrarem no mundo da política e nos inspirou a fazer o Grêmio estudantil", explicou o aluno João Victor.

 

 

O Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA) está implantando vários projetos de sustentabilidade como explica o estudante Pedro Henrique. "Nossas propostas é a implantação de uma horta com a irrigação feita pela água que sai do ar-condicionado e a plantação de árvores frutíferas revertendo e o que for colhido será utilizado nas refeições".

 

 

O Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) está instituindo o "Dia D" que é um dia de confraternização para todos os alunos do colégio, "vamos fazer palestras sobre gravidez na adolescência e sobre o uso de drogas e bebidas", falou o aluno Eduardo Levi.

 

 

O Partido da Cultura, Esporte e Lazer (PCEL) tem o objetivo de levar cultura para todos os estudantes da escola. "Nós trouxemos um grupo de capoeira para apresentação como lazer e cultura que é o objetivo do nosso partido. Estamos trazendo futuramente um grupo de taekwondo e também promover um campeonato de jogos eletrônicos", disse o estudante Matheus Barros.

 

O Partido da Ética e Cidadania (PEC) criou o grêmio estudantil e ainda irá implantar a rádio escolar, conscientizar os alunos sobre depressão, problemas psicológicos e implantar WI-FI.

 

O Programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, desenvolvido em escolas estaduais da capital e de Várzea Grande.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114