Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 16 de outubro de 2017, 10h45

Homenagens a personalidades atraem público à Praça Alencastro


Foto: Gustavo Duarte
.

Não é por acaso que os 10 bustos expostos na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá, viraram atração turística - um passeio pela história política da capital. As obras do artista plástico e escultor, Fred Fogaça, chamam a atenção dos pedestres que circulam na região central.

As pessoas que transitam pelo local buscam, sobretudo, conhecer as personalidades homenageadas. Todos estiveram no comando de Cuiabá, do Estado ou deram a sua contribuição para o desenvolvimento no campo político ou social para os mato-grossenses. A biografia resumida acompanha cada busto.

Na Praça Alencastro, antes da reforma realizada pela atual gestão, haviam cinco bustos: Marechal Rondon, Eurico Gaspar Dutra, Joaquim Murtinho, Dom Aquino, Estevão de Mendonça e com a revitalização mais cinco personalidades estão sendo homenageadas: Dante de Oliveira, José de Alencastro, João Ponce de Arruda, Garcia e Júlio Müller, retratados por Fogaça.

“Eu gostei muito dos bustos, achei muito interessante mesmo. Parei aqui e relembrei do nosso saudoso Dante de Oliveira e deu muita saudade”, disse a servidora pública estadual. “Adorei, estão lindas”, comentou o aposentado Benicio Camargo.

Pela primeira vez em Cuiabá, vinda do Tocantins para prestar concurso de delegada, Jordana Parreira, 30 anos, disse estar encantada com a cidade e com as pessoas que vivem aqui. Ela aproveitou o intervalo entre os estudos para dar uma volta pelo centro da Capital. “Achei muito interessante por demonstrar o respeito que o município tem com as figuras marcantes da sociedade local. Gostei muito e a praça tá linda. E se passar no concurso, vou viver aqui, conviver e conhecer um pouco sobre todos eles”, empolgou Jordana.

Passeando com a mãe, Felipe Mateus Samanego, 11 anos, parou em frente das esculturas para admirar. “Achei muito legal. Estão bonitas e brilhando. De longe vi e pedi pra minha mãe me trazer aqui e vi que tem muitos que ainda não conheço”, disse Felipe.

Já para Josina Soares, 72 anos, aposentada, a homenagem é justa e muito bonita. Ela relembrou como era a praça antes, com tristeza e indignação, reforçando a manutenção, tanto por parte do município quanto pela população. “Gente a praça, como num todo, tá muito linda e limpa. Agora aproveito para fazer um apelo para quem passa por aqui que não sujem, não depredem, porque não há prefeito que dê conta. Quanto aos homenageados com os bustos, principalmente os novos, foi um reconhecimento aos personagens da nossa vida, como Dante de Oliveira que tive o prazer de conhecer”, lembrou.

O artista

Fred Fogaça há 17 anos deixou a vida de empresário para se dedicar a arte. É escultor e utiliza como materiais básicos para suas obras argila, cimento, fibra de vidro, sucata, chapas de inox e até raízes. Participou de várias exposições nacionalmente e tem feito parte de patrimônios importantes da cultura mato-grossense.

Sua experiência com esculturas, troféus e marcos histórico, trouxe uma referência quando se trata na confecção símbolos de homenagem a personalidades, sendo solicitado para criar elementos simbólicos, para lugares públicos do Estado ou municípios. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114