Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 16 de outubro de 2017, 18h01

Modelagem BIM é tema de workshop para profissionais da construção civil


.

A metodologia que está mudando a forma de construir no Brasil e no Mundo é o tema central de um evento em Cuiabá. O workshop “Implementando o BIM” será realizado nesta quarta-feira (18), no horário das 7h30 ao meio-dia, no auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). BIM significa Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício ou outra obra.

O workshop é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai) e o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT). O público-alvo é formado por engenheiros, arquitetos, estudantes universitários, empresários de incorporadoras e construtoras, escritórios de projetos, fornecedores da indústria da construção, dentre outros.

“O BIM representa esse conjunto de tecnologias, informações e processos em plataformas digitais, que auxilia a projeção e o gerenciamento de uma edificação em todas as suas etapas. Por utilizar métodos de monitoramento e medição mais eficazes, ele reduz o custo das construções”, esclarece a engenheira civil Sheila Marcon, assessora do Departamento Técnico Sinduscon-MT e integrante da COMAT.

Sheila explica que essa modelagem não é nova, mas vem ganhando espaço internacionalmente pelos resultados que promove. “Dentre outras coisas, ela permite o uso de tecnologias que possibilitam visualizar o projeto no formato 3D, ensaiar a obra no computador, realizar simulações, identificar possíveis problemas previamente, dentre outras vantagens”, completa.

São apoiadores do workshop a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade de Cuiabá (UNIC), o Centro Universitário UNIVAG e a Fiemt. Cuiabá deve ser a 9ª cidade brasileira a receber o workshop, cujo objetivo é democratizar o conhecimento sobre o tema e dar subsídio à implementação da metodologia nas construtoras.

As inscrições poderão ser feitas na hora do evento.

Outras informações pelo telefone: 65 3627-3020.

Serviço:
Evento: Workshop Técnico “Implementando o BIM”.
Data: 18/10/2017 – Quarta-feira
Horário: das 7h30 às 12h
Local: Auditório “Otacílio Borges Canavarros” do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT)
Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 – CPA – Cuiabá.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114