Cuiabá | MT 17/04/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 22 de outubro de 2017, 11h13

Inscrições para o Coral Municipal continuam até o dia 30 de outubro


Continuam abertas até o dia 30 próximo as inscrições para o Coral Municipal. Conforme o regente, Carlos Taubaté, no dia 31, será iniciada a audição para selecionar os estilos de cada voz. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode fazer parte da nova composição e não precisa ter experiência musical anterior.

Além do link abaixo, os interessados podem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, localizada na rua Barão de Melgaço, 3.677, no Centro. Durante os ensaios serão repassadas orientações teóricas e práticas voltadas para os princípios de técnica vocal, palestras e desenvolvimento de repertório que inclui música clássica, MPB, étnica e mato-grossense.

A proposta do curso musical, além inserir o canto na vida das pessoas, através da entonação da voz, da postura, da dicção e do relacionamento interpessoal, será criar um grupo consistente, visando às comemorações dos 300 anos da Capital.

“Estou muito feliz com o respaldo ai fora, muitas pessoas têm me procurado pessoalmente para dizer que irão participar. Vamos conseguir resgatar não só o Coral, mas também os seus antigos componentes, que vai nos auxiliar muito no equilíbrio entre os que não têm conhecimento musical. Então podem se inscrever sem medo que, juntos, iremos recriar aquele que já foi um dos corais mais importantes do nosso Estado”, ressaltou o regente Carlos Taubaté.

A Secretaria municipal de Cultura, Esporte e Turismo há tempos vem agregando cultura a população cuiabana, como também entre seus servidores. Um exemplo disso é o servidor de carreira, Paulo Pereira Maciel, conhecido como professor Paulo, que tem 26 anos de envolvimento com a musicalidade. Ele conta que começou a participar do movimento a partir da Banda Municipal Bom Jesus de Cuiabá, tendo como instrumento o clarinete, antes de passar no concurso da prefeitura.

Logo que foi admitido, passou a atuar na Banda e após o encerramento das atividades manteve seu cargo como bibliotecário e foi convidado pelo regente Carlos Taubaté para participar do coral.

“Apesar de já manusear um instrumento, eu sempre achei muito interessante a forma que se dava a classificação da voz. No começo fui só observando, até que comecei a participar dos ensaios e, fui chamando alguns colegas aqui da Secretaria para participar também. E hoje ao saber que o coral ia voltar, liguei para o Taubaté e disse a ele que poderia contar comigo”, confere Paulo.

As vozes dos cantores de um coral são distribuídas por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Composta de quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos; incluindo, algumas vezes, também as vozes intermédias: Barítono e Mezzo-soprano, mais frequentemente ditas 2º Tenor e 2º Soprano, respectivamente.

As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria ou preenchendo a ficha, no anexo do site, e enviar para o email: protocolo.smcet@cuiaba.mt.gov.br

INSCRIÇÃO CORAL MUNICIPAL.doc (38.5 KB) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114