Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 28 de outubro de 2017, 18h35

Comitê apresenta balanço das ações promovidas em oito meses


O Comitê de Ação Preventiva contra o mosquito Aedes aegypti, responsável por coordenar as ações de combate ao vetor da dengue, zika vírus e chicungunya, apresentou o balanço das ações promovidas durante estes oitos meses nos bairros da Capital e nas Secretarias municipais. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (27) no Palácio Alencastro.

Durante os oitos meses, a equipe formada por representantes das Secretarias trabalharam ações de prevenção com os servidores de suas receptivas pastas e nas comunidades das quatro regiões da Capital. As ações envolveram palestras e cursos na área da educação ambiental, mutirão de coleta seletiva, limpeza, fiscalização de terrenos.

As ações alcançaram mais de 1200 alunos de escolas municipais, 196 bairro, sendo 46 com a realização do Mutirão da Limpeza e 150 com a coleta seletiva. A fiscalização assídua dos terrenos baldios, visitas residenciais. Em todas as ações nas comunidades, a equipe promove palestras educacionais de meio ambiente e saúde e distribui os materiais de orientação.

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho, que presidiu a reunião, o trabalho que vem sendo desenvolvido já trouxe resultados positivos de mudança comportamental na população.

“Nestes oitos meses de trabalho podemos observar uma conscientização das pessoas. Houve mudanças nos hábitos delas e nota-se um cuidado com o ambiente, para evitar os vetores de transmissão das doenças. Já compreenderam que somente através da união é que vamos ter um município saudável, com qualidade de vida elevada,” frisou Alessandra.

Alessandra também lembrou que este ano as ações foram estendidas para dentro das Secretarias. Com o projeto “10 Minutos”, o Comitê começou desenvolver junto aos servidores municipais a conscientização dos bons hábitos nas repartições.

“Para obtermos resultados positivos dentro das comunidades, primeiro temos que ser exemplo. Nossa equipe percebeu essa deficiência dentro das nossas Secretarias e começamos trabalhar de maneira dinâmica e na prática com servidores para que esses sejam os nossos multiplicadores”, observou Carvalho, que destacou a parceria entre as Secretarias como base para o sucesso das ações.

“Estes encontros são extremamente importantes e produtivas, pois demostra que estamos engajados no mesmo objetivo, que é diminuir os riscos do mosquito Aedes,” finalizou a coordenadora.

Participam do Comitê atualmente as Secretarias municipais de Saúde, Educação, Governo, Assistência e Desenvolvimento Humano, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Meio Ambiente, Comunicação e Procuradoria.

As comunidades que tiverem interesse em receber as palestras educativas, podem solicitá-las pelo número 3617-1680 ou pelo e-mail ccz.saude@cuiaba.mt.gov.br

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114