Cuiabá | MT 18/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 28 de outubro de 2017, 20h04

Prefeitura inicia retirada de bolsão de lixo de mais de 500 metros no Santa Amália


Foto: Gustavo Duarte
.

A partir de um trabalho de monitoramento realizado pela equipe de fiscalização, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos conseguiu, nesta quarta-feira (25), identificar mais um bolsão de lixo. Desta vez, a área utilizada irregularmente como depósito de resíduos foi localizada no bairro Santa Amália, nas proximidades do miniestádio de futebol da comunidade. Ao todo, são mais de 500 metros de estrada tomada por pilhas de entulhos.

O processo de recolhimento do lixo foi iniciado na manhã desta quinta-feira (26) e deve durar cerca de uma semana. A expectativa é de que, até o término da operação, mais de 20 toneladas de materiais descartados ilegalmente sejam retiradas da localidade. Para a realização do trabalho, a Secretaria oito caminhões e uma pá carregadeira. A ação de faz parte do plano de limpeza do município, executado com missão de colocar Cuiabá no mapa das cidades mais limpas do Brasil.

“São vários tipos de objetos descartados em uma área que não é destinada para esse tipo de prática. Por isso, seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de transformar Cuiabá em uma cidade cada vez mais humanizada e melhor para se viver, vamos executar esse trabalho e devolver esse espaço completamente limpo para os moradores”, disse o secretário José Roberto Stopa.

Juntamente com os programas “Mutirão da Limpeza”, “Cata-treco”, e outras atividades de zeladoria que são efetuadas diariamente nas quatro regiões da Capital, o serviço de extinção de bolsões de lixo tem sido uma importante ferramenta na promoção da qualidade de vida e melhoria da saúde da população. Nesse sentido, a gestão tem se preocupado em ampliar cada vez mais essa ação e encontra solução para que as áreas não voltem a ser utilizadas para esse fim.

Dentro desse planejamento, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em um trabalho em parceria com as comunidades, deu início a transformação desses bolsões de lixo em campos de futebol para os moradores. A ação está sendo realizada, atualmente, nos Residenciais Nova Canaã, Ilza Terezinha, e também será levada para o bairro Parque Geórgia, onde, somando as três localidades, foram retiradas mais de 450 toneladas de lixo.

“É uma solução que encontramos para eliminar os bolões e impedir que os locais voltem a ser tomado novamente por esses resíduos, criando, ao mesmo tempo, espaços em que as pessoas possam praticar esporte. Dessa forma, estamos não só cumprindo com nosso papel de preservação do meio ambiente, mas também dando mais uma opção de lazer para crianças e adultos residentes nessas regiões beneficiadas”, finalizou Stopa.

Entendendo a importância de um trabalho em parceria com a população, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos disponibiliza os telefones 3645-5518 e 9 9331-7826 para que o cidadão também possa atuar como fiscalizador, denunciando e ajudando a combater esse tipo de prática.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114