Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 30 de outubro de 2017, 12h42

Câmara realiza Sessão Solene para homenagear os 500 anos da Reforma Protestante


A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (30), sessão solene alusiva aos 500 anos da Reforma Protestante. A solenidade será no Auditório dos Pássaros do Centro de Eventos Pantanal, às 19h30. A proposição da solenidade é do vereador Dilemário Alencar (PROS).

“A sessão solene será uma forma da cidade de Cuiabá reconhecer a importância histórica da Reforma Protestante, que Indubitavelmente contribuiu com a evolução da humanidade nos âmbitos social, político, econômico, cultural e educacional. Penso que é importante deixar registrado nos anais da Câmara Municipal que em 31 de outubro de 1517, o monge alemão Martinho Lutero, engajado na sua fé em Deus e encorajado pela ideia do igualitarismo, deu início ao movimento reformista que mudou a história do mundo, ao pregar na porta da catedral do Castelo de Wittenberg 95 teses protestando, entre outros pontos, contra a corrupção, a prática de indulgências pelo clero e a deturpação do evangelho”, explicou o vereador Dilemário.

A solenidade, aberta a toda população, contará com a participação do Coral Evangélico de Cuiabá e terá como oradores lideranças religiosas, entre as quais o pastor Marcos Serjo da Costa, da Igreja Presbiteriana de Cuiabá. Na ocasião, serão homenageadas lideranças das igrejas históricas que iniciaram o movimento reformista no Brasil como a igreja Luterana, Metodista, Batista, Presbiteriana e também a Assembleia de Deus que surgiu com advento do movimento pentecostal.

História

O movimento da Reforma Protestante, teve início no século XVI, através do jovem monge alemão de 34 anos, Martinho Lutero, que elaborou e fixou 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, protestando contra doutrinas e práticas da igreja dominante. Martinho Lutero conclamou o povo e os eruditos a repensar o modo como interpretavam o cristianismo. Naquela época, levantou-se uma completa revolução espiritual na Alemanha, quando se inflamou no coração de muitas pessoas a busca sincera pelo cristianismo autêntico.

A reforma iniciada por Lutero em pouco tempo se espalhou pela Suíça, por meio de João Calvino, para a Escócia e para muitos outros países através de homens que levaram adiante a ‘redescoberta’ do Cristianismo Bíblico ao mundo. Assim, a liberdade pregada por Lutero incentivou o surgimento de várias correntes religiosas e, a exemplo de todo o Brasil, já são milhões de protestantes espalhados e representados por diversas denominações.

Neste ano de 2017, no Brasil e em vários países do mundo estão ocorrendo solenidades para homenagear e lembrar os 500 anos da Reforma Protestante, que teve início no século XVI.

SUGESTÃO DE PAUTA

O que: Sessão Solene em Homenagem aos 500 Anos da Reforma Protestante
Quando: Dia 30 de Outubro (segunda-feira) às 19h30
Local: Centro de Eventos Pantanal (Auditório dos Pássaros)
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114