Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 31 de outubro de 2017, 06h32

Sinfra faz manutenção de sinalização de solo no Câmpus de Cuiabá


A Secretaria de Infraestrutura da Universidade Federal de Mato Grosso (Sinfra/UFMT) realizou entre setembro e outubro a demarcação das ruas e estacionamentos do Câmpus de Cuiabá. A medida faz parte do plano de manutenção preventiva, ainda em fase de elaboração, mas com a disponibilidade de material e mão-de-obra a ação já vem sendo executada.

O secretário de Infraestrutura, professor Roberto Perillo, reforça que por ser um documento dinâmico e ainda em fase construção, foi verificado que o plano de manutenção preventiva possuía algumas ações que já poderiam ser aplicadas. “A questão da pintura e das vias é uma delas. Conseguimos planejar e estamos executando a pintura de todos os estacionamentos, meio-fios e das faixas de pedestres. Também estamos visando a melhoria da sinalização vertical e através da parceria com a Prefeitura de Cuiabá ou até com os meios próprios vamos disponibilizar placas de sinalização”, explica, acrescentando que a medida visa a segurança dos pedestres, dos motoristas, além da manutenção do Câmpus de Cuiabá.

Segundo o secretário, as intervenções são de médio e alto impacto, porém de baixo custo. “As tintas são do estoque da secretaria. Além de ser um custo baixo, porque estamos usando nossa própria mão-de-obra, o mais importante é manter o Câmpus sempre sinalizado. O plano de manutenção prevê qual é a periodicidade das ações pois a ideia não é esperar sumir a sinalização, mas sim antecipar as ações”, resume.

Parcerias e novas ações

Outras ações continuam em execução, como a manutenção da limpeza e ações pontuais no paisagismo. Neste momento, as ações estão sendo realizadas pela Secretaria, mas há o desejo da construção de parcerias com mais unidades acadêmicas da UFMT. “Nós já temos a cooperação do professor Rafael Campagnol, da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ), que se dispôs a fazer um estudo de paisagismo para analisar quais são as plantas mais adequadas para plantio e cultivo no Câmpus. Em relação ao transporte já tivemos conversas com o curso de Engenharia de Transportes do Câmpus de Várzea Grande”, exemplifica o secretário, reforçando que também busca parceria externas à Universidade.

Para o futuro, o secretário afirma que brevemente irá começar uma operação pré tapa- buracos. “Na medida que a formos detectando possíveis rachaduras no asfalto já será feita intervenção”, explica. “Em paralelo, continuaremos com a limpeza dos ambientes, plantio de grama em alguns locais, colocando britas, fazendo o trabalho de paisagismo. Nosso objetivo é melhorar a aparência da UFMT e também cuidar e zelar pelo patrimônio”, finaliza.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114