» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Sexta, 03 de novembro de 2017, 14h47

Representantes da Prefeitura e de igreja discutem programação do Dia da Consciência Negra


Foto: Luiz Alves
.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro e secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, participaram de uma reunião nesta quarta-feira (01), no salão paroquial da igreja do Rosário e São Benedito para discutir a programação do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

Um dos motivos do encontro foi o de convidar o padre Marco Antônio de Oliveira Santos e os festeiros de São Benedito para participarem da programação, que está prevista para acontecer na Orla do Porto, integrando o projeto “Viva o Feriado em Cuiabá”, promovido pelo Trade turístico. “O importante neste evento é inserir e incluir todas as representatividades afrodescendentes, muitas delas movidas pela fé, reverência nosso santo protetor e também abrir espaço para que as pessoas possam provar a autêntica gastronômica das festas de São Benedito”, disse o vice-prefeito.

A participação da Igreja do Rosário e São Benedito é importante e necessária devido à referência ao Santo Negro, São Benedito. Para o padre Marco Antônio de Oliveira Santos, a experiência com as religiões de cultura africana e a lavagem da escadaria da igreja foram representativas, este ano, na semana que antecedeu a festa de São Benedito, em julho passado. “O que queremos é uma paróquia unida com a sociedade. Como a proposta desta vez será um culto ecumênico, gostaria que a Prefeitura convidasse igrejas e religiões, para despertar a consciência que todos somos iguais perante Deus”, destacou o padre.

Conforme o secretário Francisco Vuolo, as celebrações deverão começar a partir das 18h com o culto ecumênico, seguida de extensa programação cultural. “Vamos trazer para a Orla do Porto um show intitulado de ‘Divas Negras’, trazendo as mais belas vozes de Cuiabá, vindo do hip hop à música popular brasileira, com o objetivo de valorizar os expoentes culturais negros da nossa cidade”, conferiu o secretário.

Os representantes das nações de matrizes africanas estiveram em reunião na tarde desta terça-feira, 31, com o secretário-adjunto de Cultura Justino Astrevo para definirem a participação das religiões. A programação cultural completa deverá sair nos próximos dias.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114