Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 22 de novembro de 2017, 15h33

Secretaria realiza Seminários sobre Educação em Cuiabá


A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Diretoria de Ensino e suas Coordenadorias realiza do dia 27 de novembro a 02 de dezembro, o I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá. O evento vai reunir mais de mil profissionais da rede pública municipal, entre professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) - da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA/Campo -, além de Gestores e Assessores da SME, com objetivo de promover a reflexão sobre as ações pedagógicas de forma articulada ao debate em torno do direito a Educação Básica, considerando as diversidades e a pluralidade no currículo.

O Seminário Integrador é uma atividade anual da SME, a novidade este ano é a realização do I Seminário de Educação da Rede Municipal de Cuiabá. Com o tema "Educação Básica como direito", a proposta da Secretaria é promover a reflexão sobre as temáticas emergentes no contexto escolar.

A secretária adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, explicou que esta é uma atividade formativa, de socialização das práticas e vivências pedagógicas de forma integradora, visando a troca de experiências.

“A realização do Seminário é um momento especial e único da Educação em Cuiabá por estabelecer um espaço de reflexão, de diálogo e de escuta sobre as práticas educativas. A ideia é que este seja um momento de trocas e socialização das experiências pedagógicas, e de reflexão sobre os conhecimentos docentes para que todo esse movimento promova um impacto positivo na formação dos nossos profissionais”.

Para a diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda dos Santos este é um momento único para os profissionais da Educação. “Com as atividades propostas buscamos demonstrar a importância do processo reflexão-ação-reflexão, no sentido de contribuir com o exercício permanente da melhoria da qualidade das ações educativas e do fortalecimento desses processos nas unidades educacionais”, salientou.

Durante a intensa programação do evento que irá acontecer em espaços diferentes como o Hotel Fazenda Mato Grosso, o auditório da OAB – MT, salas das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), no Auditório da própria SME e na EMEBC Dr Estevão Alves Correa, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho (GT), exposições.

A agenda cultural ficará por conta do Sarau Cuiabano no dia 01/12, às 18 horas, na Praça Alencastro, com cultura e arte na praça.

Inscrição e programação

Para garantir a participação nas palestras, oficinas e outros momentos do evento os interessados devem fazer suas inscrições pelo link https://goo.gl/forms/fmgptGSbqDVqX1Ml1, até o dia 26 de novembro.

A abertura do evento, no dia 27, será às 18 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso com uma apresentação cultural e logo após a palestra magna com o tema Direitos Humanos, Diversidades e Educação: implicações curriculares, com o prof. Dr. Luis Augusto Passos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nos dias 28 e 29 de novembro, o evento continua no Hotel Fazenda Mato Grosso com palestras e mesas redonda, pela manhã, a tarde e a noite.

No dia 30 de novembro, das 08 às 12 horas, a mesa redonda sobre Alfabetização: Desafios da Aprendizagem, acontecerá no auditório da OAB/MT com a participação de profissionais das EMEB Ana Tereza Krause, Maria Tomich Monteiro da Silva, 12 de Outubro e Seduc-MT.

Também no dia 30, no período da tarde, serão realizados cinco Grupos de Trabalho sobre temas variados como educação para imigrantes estrangeiros e currículo e, a noite, na EMEB Ranulpho Paes de Barros, acontecerá o GT sobre Educação de Jovens e Adultos.

No dia 1º de dezembro, das 08:00 às 11:30 horas, no auditório da SME acontece a culminância das atividades do Programa Mais Educação e durante todo o dia na FEICS serão realizadas as oficinas.

No dia 2/12, das 08:30 às 12:00 horas, na EMEBC Dr. Estevão Alves Correa será realizada palestra com o prof. Dr. Leonir Boff (Unemat), sobre Educação do Campo: perspectivas e desafios e no período da tarde, das 14 às 18 horas, um GT sobre Educação do Campo, com o prof. Edmilson Moraes (SME/Cuiabá).

Para informações sobre o evento basta ligar no telefone 3645 6562 ou 3645 6582, ambos da Diretoria de Ensino da SME.

Confira aqui a programação completa do 1º Seminário de Educação da Rede Municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Educação de Cuiabá.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114