Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de novembro de 2017, 19h07

Unidades escolares vão apresentar experiências e vivências na Educação de Jovens e Adultos


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) será um dos temas do I Seminário de Educação da Rede Municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá. No dia 29, das 19h00 às 21h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, acontece a palestra “O Currículo na Educação de Jovens e Adultos”, com palestra da profª Dra. Jaqueline Pereira Ventura, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no dia 30 de novembro, às 18h00, na EMEB Ranulpuo Paes de Barros, acontecerá um Grupo de Trabalho sobre as experiências das unidades escolares com esse tema e a Medalha Paulo Freire.

A medalha é uma premiação do Ministério da Educação e reuniu este ano mais de 50 cidades de todo o país. Cuiabá ficou na terceira colocação no ranking nacional. O município participou com oito unidades escolares que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os trabalhos se destacaram por valorizar a Cuiabá dos 300 anos, com sua cultura, costumes e traços histórico-sociais.

Durante os dois eventos - o I Seminário de Educação da Rede Municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá -, mais de mil profissionais da rede pública municipal entre professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) - da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA/Campo -, além de Gestores das unidades escolares e Assessores da SME estarão mostrando suas experiências e vivências em sala de aula.

A diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda dos Santos, explicou que o objetivo do evento é promover uma reflexão sobre as ações pedagógicas. “É um movimento onde as escolas podem trocar experiências e se ver. É um momento de refletir e pensar a Educação e, diante dos desafios, pensarmos o que queremos para o futuro, considerando as diversidades e a pluralidade no currículo”, disse ela.

A EJA é um desses desafios. Hoje, em Cuiabá 13 escolas oferecem Educação de Jovens e Adultos, atendendo aproximadamente 1,2 mil alunos. Desse total, oito são urbanas e cinco do campo. Também são atendidos pela rede municipal os idosos dos Centros de Convivência Padre Firmo, Maria Ignês, João Guerreiro e Aidee Pereira.

Nesse segmento, o processo de alfabetização diferenciado e, essa diferença, precisa ser respeitada, levando em consideração as experiências de vida e condições socioeconômicas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014 a taxa de analfabetismo no país era de 8.3% da população o que corresponde a 13,2 milhões de pessoas. Em Mato Grosso, essa taxa era de 7,9% da população, correspondendo a 256 mil pessoas e em Cuiabá, de 4,3% da população, cerca de 18 mil pessoas. 70% dos analfabetos se concentram na área urbana.

“A educação é um direito do cidadão e o não acesso a ela, a escrita e a leitura, ocasiona dificuldades no cotidiano das pessoas”, destacou a assessora pedagógica da SME, Loedilza Milicia da Silva.

No Plano Municipal de Educação, a garantia do direito a Educação com a erradicação do analfabetismo, para uma escola inclusiva e humanizada tem metas. Uma delas é a erradicação do analfabetismo na população acima de 15 anos, levando a escolarização a alcançar, no mínimo, a permanência na sala de aula por 12 anos, a fim de reduzir de 5,4% para 0,5% o analfabetismo da população acima de 40 anos, isso até 2023.

Para enfrentar os desafios a SME tem implementado ações como chamamentos públicos para que jovens e adultos voltem as escolas e incentivado projetos a fim de tornar o ensino cada vez mais atrativo e inclusivo.

Programação

Além da palestra e grupo de trabalho sobre a Educação de Jovens e Adultos, no dia 30 de novembro, das 14:00 às 18:00 horas, nas salas das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), serão realizados outros grupos de trabalho, onde serão apresentadas as experiências curriculares e vivências pedagógicas na Implementação de Projetos Educacionais como Projeto União faz a vida (GT1); IPE Áreas Integradas, Tecnologias Educacionais, Educação física e Arte (GT2); Trabalhos apresentados no SMIEDU 2017 (GT3); Educação Infantil como Espaço Narrativo (GT4) e Educação para Imigrantes, Estrangeiros e Currículo (GT5).

O I Seminário de Educação da Rede Municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá começa na próxima segunda-feira (27) e vai até o dia 02 de dezembro, os evento vão acontecer no Hotel Fazenda Mato Grosso, FEICS, auditório da OAB e escolas da rede municipal de Educação.

As inscrições para os seminários podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/fmgptGSbqDVqX1Ml1, até o dia 26 de novembro.

A abertura do evento, será no dia 27, será às 18 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso com a palestra “Direitos Humanos, Diversidades e Educação: implicações curriculares”, com o prof. Dr. Luis Augusto Passos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114