Cuiabá | MT 23/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de novembro de 2017, 20h01

Mercado do Porto oferece palestras e cursos gratuitos sobre carne suína


A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico lançou nesta quarta-feira, 23, no Mercado do Porto o projeto “A vida é melhor com carne suína”, com a proposta de oferecer um ciclo de palestras e oficinas de gastronomia, que serão realizados de 27 de novembro a 3 dezembro. Também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o município, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Organização do Mercado do Porto.

O convênio visa garantir a promoção e divulgação da carne suína pelo projeto “Festival de Comidas de Feira – A vida fica melhor com a carne suína”. O evento também comemora os 25 anos da Acrismat. As palestras são voltadas à qualidade da carne suína, com oficinas de cortes e gastronomia gratuitas para a população. Para se inscrever, os comerciantes e clientes devem procurar a administração do Mercado do Porto e preencher a ficha de inscrição para garantir a vaga.

A Prefeitura de Cuiabá é incentivadora na agricultura familiar, inclusive na suinocultura, além de proporcionar aos permissionários do Mercado do Porto a capacitação. “É com muito orgulho que assino esse termo de cooperação que trará mais visibilidade ao nosso Mercado do Porto e mais qualificação a todos que por aqui circulam. Quero agradecer ao empenho da Acrismat por trazer especialistas em carne suína para repassar conhecimentos aqui, como também a organização do Mercado que vem se destacando e trazendo benefícios aos permissionários. Espero que este seja o primeiro de muitos outros cursos de capacitação a serem realizados aqui”, disse Vinicius Hugueney, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

“A Acrismat nos procurou propondo trazer um pouco mais de conhecimento sobre a carne suína e buscamos o secretario Vinicius, que nos deu o maior apoio. Ultimamente, toda ajuda que a gente tem buscado na Prefeitura, a prefeitura tem nos atendido Estes eventos são muito importantes para divulgar o mercado e capacitar os comerciantes”, conta o presidente da Organização do Mercado do Porto, José Ismar.

Conforme Raolino Teixeira Machado, presidente da Acrismat, a produção suína está sendo ampliada em Mato Grosso e conquistando o quinto lugar entre os maiores produtores de suínos do país, com reconhecimento internacional. “Aqui no Mercado do Porto é a primeira vez e só com essa parceria com a Prefeitura foi capaz de nos proporcionar esse espaço para que pudéssemos compartilhar nossas informações com as pessoas que apreciam este tipo de carne”, destacou Raolino.

Para Josemar Silva Albernaz, açougueiro especializado em carne suína, trabalha há mais de 08 anos no Mercado do Porto. “As pessoas ainda têm certo misticismo sobre a carne de porco, que hoje é muito saudável e passa por um conceito rigoroso de qualidade que vem desde a criação até ao abate. Nosso movimento, maior é agora quando entra o período de festas. E com a criação da Organização conseguimos nos preparar para receber eventos como esse e ter um maior respaldo da prefeitura”, completou Josemar.

 

Durante a abertura do evento, foram servidos pratos preparados exclusivamente com a carne, como a tradicional costelinha de porco com arroz e pequi, empada de carne de porco, bolinhos de carne, entre outros. Tudo preparado pelos restaurantes da feira.
Segue programação do evento.

Segunda e terça-feira (27 e 28.11) - Oficina de cortes suínos

Horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h - Consultor: Daniel Furtado

Quarta e quinta-feira (29 e 30.11) - Oficina de gastronomia suína

Horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h - Consultor: Celso Castro

Sexta-feira (01.12) - Palestra sobre a saudabilidade da carne suína

Horário: 14h Consultor: Thaliane Dias

Sábado e domingo (02 e 03.12) - Festival de gastronomia

Horário: 9h - Degustação e oficina gastronomia para clientes do Mercado do Porto com o chef Celso de Castro

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114