Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 24 de novembro de 2017, 10h42

Na 3ª edição, Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa beneficia 35 mil pessoas


.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou a 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório do Instituto PROASPI, na quarta-feira (22). Segundo mapeamento da SMS, em 2022 a Capital possuirá cerca de 70 mil idosos com 60 anos ou mais. Diante dessa perspectiva, nesta fase de implantação, 54% dessa população, ou seja, 35 mil pessoas já serão beneficiadas com a caderneta que permitirá o acompanhamento de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, condições de saúde e hábitos de vida do idoso, bem como a identificação de suas vulnerabilidades e oferta de orientações para o autocuidado desse público.

As informações serão acompanhadas rotineiramente por um prazo de cinco anos. Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a adesão da caderneta é mais um ato de humanização na saúde e também a demonstração do cuidado e carinho da gestão, com quem tanto contribuiu para o desenvolvimento de Cuiabá. “É mais um sinal de respeito da nossa gestão, aos que, com sua experiência contribuíram para uma Cuiabá cada dia melhor. A Caderneta do Idoso vem para somar com nossos esforços para humanizarmos ainda mais os cuidados em saúde e a prevenção às doenças que podem acometer os idosos da nossa querida Cuiabá”, frisou o gestor.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, o instrumento estratégico que foi planejado e disponibilizado pelo Ministério da Saúde passará a ser usado para melhoria na qualificação e organização do processo de trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária como um prontuário pessoal. Também contribuirá para a adequação do fluxo de atendimento dentro da perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante disso, como preparação para o lançamento, mais de 150 profissionais foram capacitados pela SMS para atuarem com a 3ª Edição da caderneta. Dentre eles, enfermeiros chefes de 94 Unidades Básicas de Saúde, representantes da Saúde Bucal da Atenção Básica, de abrigos, conselhos e demais entidades de classe que defendem políticas públicas para as pessoas idosas. Todos com a missão de retransmitir a importância do uso da caderneta para suas equipes.

“A caderneta será um instrumento valioso que auxiliará no processo de humanização dos serviços permitindo a identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização. Os profissionais da Saúde foram treinados e habilitados para atuarem com a nova caderneta e com isso, já poderão fazer o planejamento, organização das ações e um melhor acompanhamento do estado de saúde dessa população”, ressaltou Elizeth.

Outro benefício será a autonomia que a caderneta proporcionará aos idosos. “Eles terão em mãos um utensílio de cidadania que conterá informações relevantes para o melhor acompanhamento de sua saúde. Isso proporcionará autonomia e qualidade de vida aos assistidos”, completou a responsável técnica do Programa de Saúde da Pessoa Idosa do Município, Virgínia Conceição Moraes.

Maria Agustina, 66 anos, gostou da novidade. “Vai ser muito bom termos todas as informações sobre nossa saúde em um só lugar. Agora não teremos que responder todas as perguntas a cada vez que procuramos um médico, porque já estamos com um livro que contará nossa vida por completo. Mesmo desacompanhada, em caso de urgência ou não, se eu tiver minha caderneta saberei que serei bem atendida, respeitando a particularidade do meu problema de saúde que antes não era possível acompanhar. Foi um ganho para todos nós. Parabéns a gestão Emanuel Pinheiro que vem nos surpreendendo a cada dia”.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114