Cuiabá | MT 18/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 04 de dezembro de 2017, 09h05

Peregrinação em homenagem ao padroeiro será realizada dia 16 de dezembro em Cuiabá


Foto: Christiano Antonucci
.

Uma peregrinação em homenagem ao senhor Bom Jesus de Cuiabá, no dia 16 de dezembro, reunirá centenas de fiéis para celebrar o padroeiro da cidade. O evento é organizado pela ‘Comissão 300 anos’ do governo do Estado e faz parte das celebrações que acontecerão até 2019, quando a capital mato-grossense completa três séculos de existência. Na última semana, membros da comissão e do Núcleo de Ações Voluntárias de Mato Grosso (NAV-MT) se reuniram para acertar os detalhes do evento.

Os interessados em participar da peregrinação poderão confirmar sua presença nas paróquias de sua comunidade até o dia 12 de dezembro. O trajeto será feito de carro, moto, bicicleta e cavalo. Em cada ponto do trajeto haverá a junção de um tipo de veículo, sendo que a concentração dos carros acontecerá às 6hs na Catedral Metropolitana, de onde sairá a comitiva. Os motociclistas se juntarão aos automóveis em frente ao shopping Pantanal, os ciclistas no posto Amarelinho, no Jardim Vitória, e os cavaleiros no Cruzeiro do Coxipó do Ouro. Estão sendo esperadas aproximadamente 1.500 pessoas.

Ao chegar na paróquia do Coxipó, onde a imagem permanecerá por três dias, será realizada uma mini celebração. O santo passará por várias igrejas da Baixada Cuiabana até o dia 7 de abril, quando retornará à Catedral, saindo da igreja Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande, até o distrito de Bom Sucesso, onde seguirá em uma procissão fluvial até o Porto e do Porto em procissão terrestre de volta à Basílica do Senhor Bom Jesus, onde acontecerá uma quermesse.

“Todos estão convidados a participar dessa grande peregrinação, comemorando e celebrando o padroeiro da cidade. O governo do Estado é parceiro em nossas ações, que valorizam a religiosidade, cultura e história de nossa terra”, ressalta o padre Felisberto, da Arquidiocese de Cuiabá, que é organizador do processo celebrativo da ‘Comissão Cuiabá 300 anos’.

Cely Almeida, presidente da Comissão Organizadora das festividades alusivas aos 300 anos e coordenadora executiva do NAV, reforça o convite. “Convidamos toda a população cuiabana e pessoas que firmaram raízes em Cuiabá para juntos participarmos dessa peregrinação de religiosidade e bênçãos a nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá. É Importante que todos participem”.

Encontro cristão

No dia 21 de abril, das 16 às 23 horas, a Orla do Porto será palco para a celebração das igrejas cristãs, com apresentações musicais, barracas com comidas típicas e pequenas pregações realizadas por cada líder religioso. O evento também está sendo coordenado pela organização celebrativa da ‘Comissão 300 anos’ e contará com a participação de sete igrejas.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114