Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 07 de dezembro de 2017, 09h44

Prefeitura inaugura unidade do Siminina na região do Sucuri para atender até 100 meninas


Foto: Gustavo Duarte
.

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas...”, com a declamação do poema - Não Sei, da poetisa Cora Coralina pelas meninas que fazem parte do programa Siminina, foi inaugurada na noite desta-terça, 05, pelo Prefeito Emanuel Pinheiro e pela primeira-dama Márcia Pinheiro, a 1ª unidade do Programa Siminina, da gestão atual, no bairro Sucuri, região oeste da Capital.

Após passar por reforma estrutural o prédio que abrigava o Centro Comunitário do bairro se transformou na mais nova sede do programa, que completa 20 anos de funcionamento e, é referência em adoção de medidas preventivas sócias educacionais, para meninas entre 7 a 14 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social. Desde o inicio da gestão, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, vem realizando melhorias nos 15 polos do programa espalhados pela cidade.

A nova unidade vai funcionar com a capacidade de atendimento para até 100 meninas da comunidade, com uma coordenadora local e duas monitoras, que vão trabalhar ofertando uma vida saudável e humanizada, com aulas de reforço escolar, acompanhamento pedagógico e psicológico, aulas de artes e inclusão ao mercado de trabalho e cidadania.

“Estou aqui para reconhecer o Sucuri como mais um bairro que fazemos questão de cuidar, que é a nossa gente e, principalmente as nossas crianças. Coube a nossa gestão, sob a coordenação e liderança da primeira-dama Márcia Pinheiro, com esse coração de mãe, com essa sensibilidade de mulher amorosa e carinhosa, reativar e entregar ao secretário de Assistência Social, Wiltinho e a toda sua equipe, a missão de reestruturar o Siminina, aqui no Sucuri. Para que essas meninas, que são o nosso maior patrimônio, numa fase tão importante da vida delas que é dos 06 aos 14 anos, possam ter a atenção, o carinho e amor do poder público. E enquanto eu for prefeito e a Márcia primeira dama, seus filhos são nossos filhos”, frisou o prefeito.

Acompanhado por diversas lideranças comunitárias, o prefeito ainda destacou que o bairro está dentro das prioridades do seu governo, e que em pouco tempo de gestão, vem realizando melhorias e investimentos na região como, por exemplo, a substituição da ponte de madeira sobre o Córrego Sucuri por uma ponte de concreto, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.

Conforme o subprefeito do Distrito do Sucuri, Walter Arruda a reabertura do espaço que vai abrigar um programa como o Siminina é muito bem recebido por todos que residem na localidade. “Em nome de cada morador daqui, quero agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro por ter voltado os olhos para nossa população. Ainda mais sabendo, que em breve, eles estarão de volta para inauguração da nossa escola”, agradeceu o subprefeito.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho aproveitou para agradecer ao Prefeito a gestão humanizada que ele vem proporcionando a toda população, com sua política de inclusão que traz para dentro do município os menos favorecidos. “Estamos aqui para contemplar a abertura de uma unidade que realiza um imenso trabalho dentro de Cuiabá. E que esse espaço, venha permitir que possamos trazer ainda mais benefícios da assistência social. Tudo que tivermos de melhor a oferecer pela pasta, tenham certeza que traremos até vocês. Porque é importante investir no ser humano, na mulher, no jovem e principalmente investir nas crianças, que são os olhos do nosso amanhã”, conferiu o secretário.

Para toda a equipe de coordenação do Programa Siminina esta inauguração, simboliza a primeira vitória, dos muitos desafios a serem superados para realização do sonho de promover um futuro melhor para todas as meninas em situação de vulnerabilidade. “A primeira vez que viemos aqui, fomos muito bem recebidos pelos moradores, que logo abraçaram a ideia de trazer para este espaço mais uma unidade do projeto, sobretudo, pela quantidade de crianças residentes na região. Vimos que era o local perfeito para agregarmos mais meninas a serem atendidas pelas ações do programa. E espero que essa seja a primeira de muitas que virão”, acrescentou Dalma Beatriz Monteiro.

Com a abertura da unidade, foi instituída a coordenação local que ficou a cargo da assistente social Hilce Manteufel, que já vinha desenvolvendo um trabalho na área de arte educação, como flores, pintura e bordado. “Estou muito feliz de fazer parte deste processo que dignifica a vida dessas famílias. Eu adoro crianças, e com essas meninas vamos poder desenvolver muitas coisas e até prepará-las para algumas profissões. As flores que entregamos a primeira-dama foram confeccionadas pelas meninas, que já estão tendo aulas aqui, nos dois turnos de funcionamento. Cada flor dessas representam cada Siminina em seu coração”, disse a coordenadora da Unidade Sucuri.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114