Cuiabá | MT 23/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 16 de dezembro de 2017, 09h01

Curso de Salvamento Veicular será finalizado domingo no Parque das Águas


O 1º Desafio de Salvamento Veicular de Mato Grosso será realizado neste domingo (17.12) no Parque das Águas, em Cuiabá. O desafio consiste numa competição de sete equipes, que vão simular o resgate de vítimas num veículo submerso. A atividade começa às 13h e se estende pela tarde, e é aberto para toda a população, que poderá acompanhar a competição que é a última etapa do Curso de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso que se iniciou no dia 10 de dezembro.

Sete equipes participam do desafio, cada uma com seis militares. Será montado um cenário em que vítimas presas no veículo terão que ser retiradas em até 20 minutos. São 44 militares do 1º e 2º Batalhões de Bombeiro Militar e do Batalhão de Emergências Ambientais que irão concluir o curso ao fim da competição. Diversas técnicas de salvamento foram aplicadas nas aulas como desencarceramento, estabilização e extração da vítima. Já foram ministradas aulas teóricas sobre organização inicial, considerações sobre segurança, ferramentas e equipamentos, tecnologias de segurança, Atendimento Pré-hospitalar (APH).

Também foi realizada instrução sobre as novas tecnologias aplicadas ao Salvamento Veicular, observando o funcionamento de carros híbridos com o instrutor da Holmatro Paulo Santos. Na visita técnica à sede da Toyota em Cuiabá os alunos conheceram os riscos de ocorrências envolvendo veículos com essa nova tecnologia. Em uma situação de acidente automobilístico com vítima presa em ferragem, os participantes devem utilizar de forma correta as técnicas e táticas para dimensionar a cena, gerenciar os riscos, desencarcerar e extrair as vítimas de forma segura.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114