Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 20 de março de 2018, 16h05

Várzea Grande sedia reunião do Integra SUAS com participação de 11 municípios


Várzea Grande sediará próxima reunião do “Integra SUAS” - Sistema Único de Assistência Social. Na pauta, Apoio Técnico Regionalizado Integra SUAS Polo Várzea Grande. O evento é uma idealização da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS). O projeto tem como objetivo reunir gestores municipais, propiciando a troca de informações e experiências entre os diferentes atores da política de assistência social. Ao todo, 11 municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá serão representados pelos seus técnicos.

O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, Centro Universitário Univag, Bloco C, Auditório 2.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar explicou que o Integra SUAS proporcionará aos participantes troca de informações e experiências entre as equipes de referência, programas, benefícios socioassistenciais, transferência de renda, apoio técnico financeiro e gestão do sistema. “O encontro tem a finalidade de elevar a qualidade e eficácia no atendimento ao trabalhador do SUAS e consequentemente aos contemplados pela Política de Assistência Social. O SUAS ainda promoverá integração entre os municípios da região possibilitando a participação de todos para otimização dos recursos, bem como o fortalecimento da Rede socioassistencial na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, disse.

Conforme a secretaria, o evento terá a abertura oficial na segunda-feira (26), às 19h, com na participação de autoridades municipais e estaduais. Já na terça-feira (27) e quarta-feira (28), a programação será distribuída em oficinas temáticas conforme cada perfil técnico, em período integral. “As equipes técnicas participarão das oficinas conforme suas função de trabalho nos programas sociais. Os assuntos tratados e refletidos durante o Integra SUAS de Várzea Grande são: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Proteção Social Especial Média Complexidade, Proteção Social Alta Complexidade, Rede SUAS, Gestão Financeira do SUAS, CadÚnico e Programa Bolsa Família , Bolsa Família na Educação e Programa Criança Feliz. É a oportunidade que temos de gerar um amplo debate sobre todos assuntos que enfrentamos diariamente, e ter melhor conhecimento de todo sistema pertinente a Assistência Social no Brasil. Compartilhar a gestão e suas ferramentas de trabalho facilita o serviço de atendimento na ponta que é praticado pelos municípios”, completou.

Durante os encontros serão realizadas oficinas de orientação com o envolvimento de todos trabalhadores do SUAS. Os grupos serão divididos por serviços, programas, benefícios socioassistenciais, transferência de rendas, apoio técnico financeiro e da gestão do sistema, subdivididas em serviço de proteção e atendimento e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, foi instituído em 2005, é descentralizado e participativo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social. Consolida o modo de gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos que, de modo articulado e complementar, operam a proteção social não contributiva de seguridade social no campo da assistência social.

O Centro Universitário Univag fica localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, n°2655, bairro Cristo Rei. O evento ocorrerá no Bloco C, Auditório 2.

AMM




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114