» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Terça, 03 de abril de 2018, 07h58

Governo e prefeitura de Cuiabá entregam 242 bancas padronizadas para Cuiabá


Foi trabalhando na feira do Osmar Cabral que Sandra de Azevedo conseguiu comprar seu carro e reformar sua casa, um trabalho duro, mas gratificante, na sua avaliação. Os dois filhos a ajudam na barraca, que ela mantém há 10 anos, vendendo pasteis e outros salgados. Já o marido, por um problema de saúde não trabalha, o que faz com que a renda da feira seja a única responsável pelo sustento da família. Sandra foi uma dos 242 comerciantes que receberam bancas padronizadas em Cuiabá nesta segunda-feira (02.04), uma parceria do Governo do Estado e prefeitura municipal.

O Termo de Cessão de Uso das bancas foi assinado em solenidade na secretaria municipal de Agricultura , Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Os bairros beneficiados com a entrega foram Osmar Cabral, Recanto dos Pássaros, Parque Atalaia, Araes, CPA 3 e Poção. No total, serão entregues 311 barracas que beneficiarão também as cidades de Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.

Durante a solenidade, o governador Pedro Taques anunciou que o Estado entregará mais 300 bancas nos próximos meses. “Foram 700 barracas entregues e agora terá o projeto para mais 300 barracas, porque isso traz dignidade, higiene sanitária e a possibilidade da venda de produtos de qualidade, o que casa com o trabalho que estamos fazendo na agricultura familiar”.

Um dos que esperam ansiosamente as novas entregas é Luiz Lourenço, secretário da Associação Homens e Mulheres de Fibras, que expõe todas as sextas, sábados e domingos na Vila Cuiabana e mensalmente na praça da República (Correios). “Somos 80 artesãos que estão na fila para receber as futuras bancas. Estamos na expectativa porque temos que alugar a barraca e com essa doação vai facilitar muito o trabalho e o lucro será maior. A barraca foi muito bem trabalhada, com mesa para organização e exposição de produtos e é muito bonita. Estamos no aguardo e vamos receber logo, acredito”.

 

 

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, afirmou que a padronização das bancas é um investimento baixo, mas muito importante na estruturação do setor. “É um apoio gratuito para o produtor e pequeno comerciante que agora não vai ficar no relento e tem um local seguro para comercializar. Mato Grosso não é só dos grandes, os pequenos também produzem riquezas e o Estado está cumprindo a sua obrigação de poder ajudar os setores produtivos que contribuem para o desenvolvimento econômico”.

 

A padronização é um sonho antigo dos feirantes da capital, destacou a Presidente da Associação dos Feirantes, Marcela Albuquerque. “O governo do estado e prefeitura estão doendo a padronização, que é a melhoria no atendimento para o cliente, uma boa apresentação ao consumidor, cara nova. Por enquanto não contempla todas as feiras mas acredito que em pouco tempo serão todas beneficiadas”, comemorou

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ressaltou que essa entrega em parceria com o governo estadual demostra o compromisso com os feirantes por meio da padronização das bancas, dos cursos de qualificação e itens de identificação como uniformes e crachás. “São homens e mulheres honrados que sustentam sua família, movimentam a nossa economia e atendem a nossa comunidade, principalmente os que tão mais distantes do centro da capital. Faltam ainda 43 feiras que vamos avançar”.

 

O recurso para a compra das barracas partiu de uma emeda parlamentar do deputado federal Fábio Garcia. “Foram 600 mil em emenda para a compra das bancas. Está sendo feito um esforço junto com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de apoiar os pequenos produtores e valorizar os feirantes. As feiras são um importante centro de comercialização do que é produzido nestas propriedades, proporcionando um ambiente organizado e seguro”, disse Fábio Garcia, parabenizando o trabalho de Suelme Fernandes pelos quase 2 mil itens da agricultura familiar entregues na gestão.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114