Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 03 de abril de 2018, 20h57

Águas Cuiabá investe em georradar para controle de perdas


.

Com o objetivo de reduzir os índices de perda de água na capital mato-grossense a Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico do município, investe em tecnologia e qualificação profissional. A partir da aquisição do aparelho de georradar, que atua na identificação de tubulações e possíveis danos em suas estruturas, a companhia promoveu treinamento de seus profissionais, ampliando a eficiência na detecção de furtos e vazamentos de água.

Utilizado primeiramente pelo setor de fiscalização, o equipamento da marca Radiotection, modelo RD1100, atua diretamente na identificação das redes de saneamento. A máquina possui monitor, sensor, antena e tem a aparência de um carrinho de cortar grama, o que permite a ágil circulação por terrenos, bem como uma procura com maior precisão. O georradar funciona por meio da emissão e reflexão de ondas eletromagnéticas, que identificam a rota e a profundidade das redes, indicando quantos centímetros ou metros abaixo do equipamento está a estrutura, independentemente da pressão da rede. Essas ondas são capazes de identificar a existência de tubulações numa profundidade de até 8 metros.

 

A tecnologia possibilita a identificação de vazamentos ocultos que podem estar a metros abaixo das grandes avenidas de Cuiabá, por exemplo, despontando, assim, como um instrumento a serviço das equipes técnicas da Águas Cuiabá nas atividades diárias da gestão do saneamento. O equipamento pode detectar tubulações de qualquer material, como PVC e ferro (assim como antigas redes de amianto, que ainda existentes em alguns pontos da cidade, sobretudo no Centro Histórico), de modo não-invasivo. Portanto, além de atuar diretamente para a detecção de problemas, o novo aparelho otimiza o trabalho da concessionária e evita grandes perdas de água tratada.

 

As informações coletadas na sondagem são visualizadas na tela acoplada ao próprio aparelho. Para operar o sistema, profissionais capacitados. A concessionária investiu no aprimoramento de suas equipes de modo que os mesmos possam utilizar adequadamente o novo aparelho.

"O desafio diário de proporcionar saneamento e qualidade de vida a milhares de famílias nos exige constante inovação, dedicação, capacitação e investimentos. Medidas eficazes como a aquisição do georradar se somam a várias ações que estamos promovendo para que os índices de perdas de água, esse bem tão precioso, sejam reduzidos a patamares mais sustentáveis", destaca o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114