Artigos

Infeliz o povo que depende de uma eleição
Amadeu Roberto Garrido de Paula
Nossa democracia tem solução - e não é intervenção
Fellipe Corrêa
Restaurar o futuro
Coriolano Xavier
Saúde e fake news
Luiz Evaristo Ricci Volpato
As Redes Sociais podem acabar?
João Alves Daltro
» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Segunda, 21 de maio de 2018, 15h25

Advogados públicos do Estado são homenageados pela Câmara de Cuiabá


Hoje, 21 de maio, é Dia do Procurador do Estado de Mato Grosso. As comemorações foram iniciadas com a realização de uma sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá. Na solenidade, que foi proposta pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB), 28 procuradores foram homenageados com moções de aplausos, aprovadas pelos parlamentares.

No evento, Bussiki anunciou que tramita na Casa de Leis um projeto que visa incorporar no calendário da cidade a data em homenagem a todos os procuradores, criando o Dia Municipal do Procurador do Estado de Mato Grosso.

Para o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), Rodrigo Santos de Carvalho, a intenção da Câmara em homenagear os procuradores reflete o compromisso da Casa de Leis com o combate à corrupção e pela legalidade. "Nós procuradores fazemos a advocacia do Estado e é fundamental que a população conheça este trabalho que se reverte em uma melhor prestação dos serviços públicos", afirmou.

Corregedora-geral da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Gláucia Amaral ressaltou que o trabalho dos procuradores chega à população quando eles analisam processos de aquisições de medicamentos, licitações para uma obra de uma estrada ou o edital de um concurso público. Ela ainda homenageou os procuradores aposentados. "Nossos colegas aposentados iam levando máquina de escrever para o interior, levando dois dias para chegar em Barra do Garças para atender a população mais carente, quando não existia defensoria. Somos advogados do cidadão e defendemos o dinheiro público, que é do cidadão, quando ele precisa ser defendido de ineficiência, de fraudes e recuperado".

Já a procuradora-geral do Estado, Gabriela Novis, projetou que ao longo dos anos a PGE irá seguir em busca de se modernizar. "Estamos acelerando para assimilarmos as novas tecnologias que já existem no Judiciário, visando a defesa do interesse público com ainda mais agilidade. Na PGE matamos um leão por dia e seguiremos assim", ressaltou.

Entidades que representam outras carreiras do Judiciário também foram prestar hoemanges aos procuradores. Entre eles estava o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), o juiz José Arimatéa Neves Costa, que destacou a valorização da carreira de procurador como reflexo para o aumento da transparência no Poder Público. "O procurador é aquele que profissional que zela pelos interesses do Estado, que não se confunde com os interesses dos governantes", salientou. Também participaram da solenidade os presidentes da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), Roberto Turin, e de Ricardo Bertolini, do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais (Sindfisco).

Autor das monções entregues aos procuradores, o vereador Marcelo Bussiki, autor do projeto que criará o Dia Municipal do Procurador do Estado de Mato Grosso, pontuou que é graças ao trabalho dos procuradores que mais recursos chegam aos municípios. "O trabalho da PGE representa, entre outras coisas, a recuperação de dinheiro não arrecadado, que acaba sendo dividido com os municípios, como no caso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O Dia do Procurador do Estado de Mato Grosso é celebrado em 21 de maio. A data marca a assinatura, por parte do ex-governador José Fragelli, da lei que criou a carreira de procurador.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Hoje, (21.05), a partir das 18h, a Assembleia Legislativa também realizará uma homenagem aos procuradores.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114