Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 24 de maio de 2018, 09h01

Moradoras do Santa Isabel recebem certificados do projeto Sábado Social


Dezenas de moradoras do bairro Santa Isabel receberam seus certificados de participação no ciclo de palestras "A mulher cuiabana rumo à Cuiabá dos 300 anos", iniciativa do deputado Guilherme Maluf (PSDB), realizada por meio do projeto Sábado Social. As palestras motivacionais, de saúde, educação financeira e jurídica e as oficinas de trabalhos manuais ocuparam desde o mês de março as salas da Emeb Maria Eunice Duarte de Barros, uma das dez escolas participantes.

“Estamos fazendo a nossa parte, colocando a serviço da comunidade nossos técnicos, nossos gestores e parceiros públicos e privados. Além das funções tradicionais de criar leis e fiscalizar, estamos trazendo novas oportunidades de conhecimento e capacitação para melhorar a qualidade de vida das famílias", disse o deputado Maluf.

Por meio das palestras, profissionais conceituados compartilham com a comunidade orientações relevantes que ajudam as mulheres a obter autonomia financeira e a resgatar a autoestima, cuidando melhor da saúde e das finanças, se capacitando e adquirindo novas habilidades.

Para o deputado, é preciso reverter com ações concretas a condição de Mato Grosso como estado com maior taxa de feminicídio no país. “A violência contra a mulher cresce e nos envergonha como cidadãos e como parlamentar. Por isso desenvolvemos este projeto em parceria com as escolas e apoio da secretaria de Educação. É preciso combater todas as formas de violência contra a mulher e essa luta começa pelo fortalecimento das mulheres através da informação e da capacitação", disse Maluf.

A secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, destacou a importância de parcerias como esta para a valorização e o empoderamento das mulheres. “As mulheres são a maioria da população, têm múltiplas responsabilidades e desempenham bem todas as tarefas a que se dedicam, além da criação dos filhos, da gestão da casa e da família. Por isso precisam ser valorizadas, respeitadas e estimuladas a continuar crescendo como pessoa e como profissional. Não deixem ninguém destruir seus sonhos, não deixem ninguém impedir que lutem por seus filhos e sua família“, disse a secretária.

Marioneide Kliemaschewsk lembrou que, além do benefício direto às mulheres, o projeto fortalece também as escolas. “Uma escola só é forte quando tem dentro dela os pais, as mães, a comunidade, lado a lado com os profissionais da educação. E esta integração foi realizada através das palestras que certamente agregaram novos conhecimentos a todas as mulheres da região", disse a secretária.

A diretora da Emeb Eunice Duarte de Barros, professora Leia Laura Souza Mendes, agradeceu a participação maciça das mães e mulheres do bairro e reforçou a importância desta interação com a escola. “Esse projeto trouxe contribuições importantes para a comunidade e correspondeu aos anseios das mulheres, com orientações que ajudam a mudar a realidade social em que vivem. A escola ganhou muito com esta parceria e esperamos receber outras iniciativas como a do deputado Maluf”, pontuou a diretora.

Estiveram presentes também à cerimônia o secretário-adjunto de Gestão Educacional e Inovação, Odovaldo Forte, a diretora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ranulpho Paes de Barros, Rosália Nascimento, a diretora da Emeb Presidente Tancredo Neves (Jardim Araçá), professora Eunice Campos, o ex-secretário de Educação, Marco Marrafon, o dr. Rômulo Araújo Filho e a enfermeira Sandra Regina, da equipe do Qualivida da ALMT, ambos palestrantes do projeto.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114