Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 09 de junho de 2018, 16h35

Obras do Ganha Tempo Ipiranga estão em andamento


Jana Pessôa
.

A reforma do Ganha Tempo localizado na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá, está em andamento e a entrega está prevista para o mês de julho. A estrutura histórica será preservada de acordo com as características espaciais, bem como os valores atribuídos ao imóvel no processo de tombamento.

A população receberá uma estrutura restaurada. A unidade passa por revitalização para garantir um ambiente mais confortável, arejado e com maior salubridade aos usuários que utilizarão os serviços do local diariamente.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Ciro Lopes Stigliano, o serviço interno, principalmente dos banheiros e o piso, estão em fase conclusiva. Na fachada será feita a recuperação e uma nova pintura. O pátio interno terá a restauração de paredes e portas no mesmo formato original. “O que foi perdido, por não ter mais condições de uso, será substituído pelo mesmo tipo de material usado na construção original”, explica.

 

Stigliano disse que o teto original passa por uma revisão e serão substituídos os rufos e as calhas. O telhado histórico também foi revisado e algumas telhas foram substituídas pelo mesmo modelo do existente, para manter o padrão.

Uma nova entrada de energia foi instalada para comportar a demanda atual e, para manter o conforto térmico do local, o teto central terá um o forro de gesso cartonado com isolamento e nas laterais será colocada uma estrutura de policarbonato que irá ajudar a manter a temperatura ambiente.

“Através dessa estrutura em policarbonato será possível visualizar o telhado histórico, que remete à arquitetura do período colonial da edificação, nessa lateral, para destacar o telhado, será feito uma iluminação em lead”, comenta o engenheiro.

Com relação aos banheiros, toda a parte do esgoto foi refeita, por não atender mais a demanda do local devido ao tempo, ao desgaste e ao número de usuários, o modelo antigo foi substituído por uma fossa ecológica onde o esgoto é tratado durante a coleta e a água retorna a natureza sem resíduos.

Prédio Tombado

O Ganha Tempo Ipiranga tem seu prédio tombado pelo patrimônio histórico e enfrentava inúmeros problemas em decorrência do desgaste temporal da estrutura. A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) fechou a unidade para reforma no dia 29 de março deste ano. Em 2017, a unidade prestou mais de 800 mil atendimentos.

Enquanto a unidade está sendo reformada, a população pode procurar os serviços no Ganha Tempo CPA localizada na Rua Alenquer, esquina com a Rua Ribeirão Preto, Bairro CPA I, em Cuiabá. O atendimento no local é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. E na unidade do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping, próximo ao aeroporto, com atendimento das 10 às 19h, de segunda a sexta-feira.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114