Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 14 de junho de 2018, 16h12

Programa Voto Consciente: alunos da Escola Adalgisa de Barros iniciam campanha eleitoral


Os representantes dos cinco partidos que concorrem as eleições parametrizadas na Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, iniciaram nesta quinta-feira (14/06) a campanha eleitoral. Os líderes partidários apresentaram aos demais estudantes quais ações serão implantadas no intuito de trazer mais qualidade de vida a toda a comunidade escolar.

A E. E Adalgisa de Barros participa, este ano, do Programa Voto Consciente 2018. Outras quatro unidades escolares também estão sendo beneficiadas. Todas as escolas participantes vivenciam a mesma fase da eleição parametrizada. Em maio, cinco representantes de cada partido foram escolhidos e, agora, iniciaram a campanha eleitoral. Neste momento, os líderes partidários apresentam as propostas e as colocam em prática já nos próximos dias e meses. Em outubro, os alunos irão às urnas para escolher qual partido teve o melhor desempenho na prática. Os representantes do partido eleito serão diplomados em cerimônia solene e festiva, prevista para o mês de novembro deste ano.

Ao contrário do que ocorre nas eleições oficiais, em que as promessas feitas em campanha só podem ser efetivadas pelos candidatos após o pleito e, se eleitos, no Programa Voto Consciente, os alunos lançam suas propostas e as colocam em prática antes mesmo da votação. A ideia é que eles aprendam que as promessas devem ser cumpridas e que a palavra empenhada deve ser honrada.

 

Veja as propostas:

 

O Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) vai pintar pneus e plantar flores para criar um jardim em formato de passarela; implantar uma mini -horta de alimentos e de plantas medicinais para cólicas; implantar lixeiras de coleta seletiva e limpar o pátio. Por fim, o partido garantiu que irá criar um canto da leitura todo gramado na área onde, hoje, só tem mato e pintar a área externa da quadra com a ajuda de patrocinadores.

O Partido da Ética e Cidadania (PEC) colocará músicas no intervalo com letras de reflexão para os alunos; criará a biblioteca com livros de estudos, literatura, gibis, implantará o mural da escola com poemas e mensagens de autoestima, criará lixeiras feitas de galões de 20 litros e também oportunizará grupos de diálogos entre os alunos com temas escolhidos por eles próprios.

Já o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) criará o corpo de baile da escola que promoverá eventos de dança com todos os estilos musicais, realizará gincanas de capoeira e karatê e buscará parceria com a Universidade de Várzea Grande para a realização de palestras com personal trainer e nutricionista.

O Partido do Respeito às Diversidades (PRD) pretende promover a inclusão social dos refugiados, realizará passeata contra o racismo, bullying, preconceitos, homofobia, pedindo a inclusão das pessoas, fará a exposição artística com os desenhos dos alunos, nos quais possam expressar seus sentimentos e pensamentos e promoverá um desfile na escola para que os próprios alunos apresentem seus modos de ser e de vestir.

O Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) desenvolvera as seguintes ações: palestras com profissionais especializados sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e entrega de preservativos aos alunos e funcionários da escola que têm vida sexual ativa para a prevenção de gravidez e DST. Propuseram também ações de conscientização sobre a sexualidade saudável e respeitosa na escola e a realização de palestra com profissionais especializados para combater o uso de drogas na unidade escolar e auxiliar os alunos com dificuldades emocionais.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114