Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 29 de junho de 2018, 13h47

700 famílias recebem títulos definitivos das casas no Tijucal em Cuiabá


.

O casal Donizete Luis da Costa, 62, e Lúcia Maria de Almeida Costa, 65, se mudou para o bairro Tijucal, em Cuiabá, há 35 anos, onde criou e casou a única filha. Desde então, esperam pela posse definitiva da casa onde moram no conjunto habitacional, extinta Cohab.

A espera acabou. Nesta quinta-feira (28.06), Donizete e Lúcia receberam o título definitivo de propriedade urbana, concedido pelo Governo do Estado, através do programa Endereço Certo. Além deles, outras cerca de 700 famílias do bairro Tijucal, setores 1, 2, 3 e 4, também foram beneficiadas com o programa. O evento foi realizado no ginásio poliesportivo do Tijucal.

Ela, dona de casa, e ele, caminhoneiro, contaram que o bairro sequer era asfaltado quando foram morar na localidade. Donizete disse ter tentado regularizar o imóvel anos atrás, porém, o valor cobrado era muito alto e o casal não tinha condições financeiras para arcar com os custos.

“Sempre teve muita promessa antes de regularizar nossa situação. A gente não conseguia porque era muito caro e não tínhamos dinheiro para tirar toda a documentação e fazer a regularização. Mas com esse programa, o valor é apenas simbólico”, lembrou o caminhoneiro, que pagará R$ 40 pelo título da propriedade.

“Agora temos certeza de que a casa é nossa. Estou muito feliz, pois quem acredita uma hora chega. É o sonho realizado”, completou Lúcia.

O presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), José Adolpho Vieira, explicou que o Tijucal é o primeiro bairro beneficiado com o programa em Cuiabá. Outros 15 municípios já foram beneficiados com o Endereço Certo.

Ele também pontuou que uma parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) proporcionará a regularização de três mil terrenos na área urbana da Capital mato-grossense.

“Os números e desafios são grandes. Mas a gratidão por beneficiar essas famílias é muito maior. A meta de títulos definitivos é de 15 mil em todo o Estado e vamos alcançar o total das entregas até o fim do ano”, afirmou.

Moradora do Tijucal há 35 anos, Doraci Pereira comemorou muito ao receber o título definitivo de sua casa das mãos do governador Pedro Taques. “Estou muito feliz. É um sonho sendo realizado”.

O governador asseverou que os beneficiados pelo programa poderão ficar tranquilos, uma vez que ninguém mais poderá requerer o direito pelas casas.

“A casa lhe pertence e ninguém vai poder tomar o que é seu. Estamos trabalhando para que mais famílias tenham essa tranquilidade e na semana que vem, será a vez dos moradores da região da Grande Morada da Serra. São três mil títulos esperados há 40 anos pelos moradores do CPA”, declarou.

 

Programa Endereço Certo

Criado em junho de 2017 pelo Governo do Estado, o Programa Endereço Certo visa beneficiar milhares de famílias que esperam há quase três décadas para documentar a casa própria. Executado pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, em parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), o programa oferece apoio técnico às prefeituras para a regularização de casas remanescentes da Companhia de Habitação Popular de Mato Grosso (Cohab), extinta em 1996.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114