» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Quarta, 04 de julho de 2018, 18h35

Abrigo de embarque e desembarque da Avenida do CPA recebe novo módulo


?Luiz Alves?
.

A Prefeitura de Cuiabá deu início ao processo de ampliação do ponto de embarque e desembarque de passageiros, situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em frente ao Pantanal Shopping. O movimentado local, que já tinha um contêiner instalado e em utilização pelo usuário, está recebendo um novo módulo com o mesmo padrão de qualidade. Dessa forma, o Município consegue atingir o objetivo de atender com eficiência a demanda existente no espaço, garantindo total segurança e conforto para milhares de passageiros.

A medida do Executivo cuiabano faz parte do planejamento de modernização do sistema de transporte público da Capital. Nessa etapa de melhoria dos abrigos, está sendo empregado o método de reaproveitamento de contêineres para substituir, inicialmente, 82 estruturas antigas distribuídas em diferentes regiões da cidade. No ponto do Pantanal Shopping, especificamente, o projeto é custeada pelo centro comercial, que investiu aproximadamente R$ 70 mil. A previsão é de que o procedimento de instalação do contêiner seja finalizado na próxima semana.

“Esse aumento do abrigo já estava previsto para acontecer. É um procedimento que será feito em lugares onde a demanda é muito grande, para que consigamos dar todo conforto necessário ao usuário que, diariamente, espera pelo seu transporte. Dentro de todo esse processo estamos procurando sempre olhar pelo lado da humanização dos serviços prestados pela Prefeitura de Cuiabá. Temos essa determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de buscar aquilo que for de melhor para oferecer a população e encontrarmos alternativas sustentáveis e baratas para o cofre municipal”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Assim como ocorreu no primeiro, o segundo contêiner também será equipado com placas solares, pontos de USB para recarga de celulares, uma biblioteca com livros de conteúdos variados, total acessibilidade e espaço assegurado para idosos, cadeirantes, gestantes e obesos, além do jardim suspenso, cumprindo com a função de isolamento térmico. O inovador conceito é totalmente fundamentado no princípio da sustentabilidade, praticado por meio da reciclagem do material base e utilização de energia limpa e renovável.

Todos os 82 pontos serão construídos por meio do processo de chamamento público, no qual a iniciativa privada é incentivada a aderir à política denominada “adote um abrigo”. Com essa dinâmica, empresas conquistam o direito legal de explorar o espaço com o uso de publicidade, à medida que também assumem a responsabilidade de zelar pelo lugar, com as devidas manutenções necessárias. O prazo mínimo para exploração é de cinco anos, mas é possível que esse período seja prolongado conforme a legalidade dos trâmites institucionais.

“Por meio de um trabalho em conjunto entre a Secretaria Extraordinária dos 300 Anos e a Semob, buscamos esse conceito, adequamos para nossa realidade, e estamos em regime de implantação na Capital. Encontramos nesse modelo uma forma de valorizar as pessoas que mais precisam do poder público. Por isso, estamos no mercado buscando os parceiros, para que possamos construir esses 82 pontos, atendendo uma necessidade básica da população e utilizando investimentos 100% proveniente na iniciativa privada”, pontua o secretário da Sec 300, Júnior Leite.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114