Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 26 de julho de 2018, 15h33

Apresentação das Práticas Integrativas aplicadas no SUS em Cuiabá impressiona congressistas


As atividades ofertadas pela Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) impressionou participantes do 34º Congresso Nacional das Secretarias de Saúde na tarde desta quarta-feira (25), em Belém do Pará, ao demostrar como o reiki, yoga, auriculoterapia, homeopatia, nutrição funcional e aromaterapia) tem auxiliado nos tratamentos em saúde convencionais.

A apresentação foi conduzida pela responsável técnica da URPICS, Nilva Maria de Campos. No ato, ela explicou que o método teve início na Capital em 2004, com o ‘Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicas (Fitoviva)’. Em 2007, transformou-se em Lei Municipal e ganhou força em 2014 com a criação da URPICS e no ano passado, na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tornou-se Política Municipal por meio da Resolução nº 23/2017 onde desde então, tem sido intensificadas e inseridas em outras Unidades de Saúde da Capital.

Nilva ainda destacou que a modalidade, que inclusive foi reconhecida e institucionalizada pelo Sistema Único de Saúde com a publicação da ‘Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)’, em 2006, cuida do corpo na parte emocional e também no psicológico.

"Com o equilíbrio entre corpo e mente proporcionado pelas terapias, a Secretaria de Saúde de Cuiabá vem diminuindo a dor e contribuindo com a medicina convencional na cura dos sintomas e das doenças. O que nós trouxemos hoje foi o resultado dessa intensificação que foi proporcionada pela gestão Emanuel Pinheiro, que tem investido no cuidado humanizado à população cuiabana" considerou Nilva.

A secretária municipal de Saúde de Ipanema (MG), Cristiane Tavares foi uma das gestoras que quis saber mais sobre a técnica. "Temos um município com apenas 19 mil habitantes, mas fiquei muito impressionada com os resultados de sucesso trazidos por Cuiabá por meio das Práticas Integrativas e Complementares. Com toda certeza esse lindo trabalho apresentado merece ser referendado", comentou.

Com o entusiasmo dos congressistas, a URPICS, que foi reestruturada na gestão Emanuel Pinheiro ganha força na corrida pelo prêmio "Experiências Exitosas de Fortalecimento da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)", que pagará R$ 10 mil ao vencedor.

 

ATENDIMENTO

As atividades da URPICS estão disponíveis à população cuiabana pelo Sistema Único de Saúde de Cuiabá, no Horto Florestal Tote Garcia, no bairro Coxipó de segunda a sexta-feira em horários específicos, podendo ser agendados pelo telefone (65) 3665-2420 ou encaminhados via Unidade Básica de Saúde.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114