Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 03 de agosto de 2018, 21h35

Agora é lei, 'Lambadão Cuiabano' é Patrimônio Cultural e Imaterial da Capital


Todo cuiabano de raiz já dançou ao ritmo da música: “Ei amigo/ toque uma lambada/ que eu tô querendo me esquentar/ vou entrar agora na folia/ só vou pra casa quando o dia clarear”, agora esse “hino” e outras manifestações culturais que envolva o Lambadão Cuiabano é patrimônio cultural e imaterial, devido a Lei N° 23/2017, do vereador Mário Nadaf (PV), aprovada nessa quinta-feira, 02, na Câmara Municipal de Cuiabá.

 

O vereador e pré-candidato a deputado estadual disse que essa ação tem o objetivo de levar o reconhecimento público dessa tradição popular e homenagear, o ‘Rei do Lambadão’ Chico Gil.“ O Lambadão é típico nas comunidades cuiabanas. Esse ritmo surgiu com os músicos que tocava o rasqueado mato-grossense, nos salões de dança como o ‘Canecão’ na década de 80. Eles aceleraram os compassos e depois de várias metamorfoses, resultou o lambadão, que possui a identidade do rasqueado elétrico. O dia a ser comemorado será, 10, de setembro na data de aniversário do Chico Gil”, disse o vereador.

 

A popularidade desse estilo musical no país ocorreu no ano de 1999 quando a banda de Poconé (104 km de Cuiabá), “Estrela Dalva” foi no programa do Ratinho na emissora do SBT e fez uma apresentação destacando toda a “sensualidade pantaneira”. Mesmo após 19 anos do ocorrido o vídeo no youtube viralizou e possui 94 mil visualizações.

 

O cantor de Poconé Chico Gil que na verdade se chama Francisco da Guia Souza, gravou quatro cds, porém, o último não chegou a ser lançado oficialmente, devido a sua morte no ano, 2000, em um acidente de carro. Antes de ser famoso foi pedreiro, carpinteiro, garimpeiro e nunca estudou música e nem técnica vocal.

 

O pré-candidato ressaltou que essa lei segue as normas da ‘Convenção da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial’ adotada pela UNESCO em 2003. “O Lambadão de Cuiabá abrange as expressões culturais e as tradições de uma geração de ancestralidade que faz parte da identidade cultural mato-grossense, como o rasqueado, siriri e o cururu”, declara Mário Nadaf.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114