Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 13 de agosto de 2018, 13h37

Águas Cuiabá inicia obras no Bairro Alvorada e na avenida Beira Rio


.

A partir desta segunda-feira (13/08) o Bairro Alvorada e a Avenida Beira Rio, em Cuiabá, vão receber obras de esgotamento sanitário e substituição da rede de abastecimento, respectivamente. As obras fazem parte do Projeto Águas Cuiabá 300 Anos, que traz importantes melhorias ao sistema de saneamento básico do município.

 

No bairro Alvorada, inicialmente, as equipes de construção vão atuar nas ruas Luís Felipe Leite, Alta Floresta e Carandá. O trabalho de instalação de redes coletoras faz parte da segunda fase do plano de investimentos em esgoto realizado pela concessionária de saneamento básico da capital mato-grossense. Na primeira fase o foco foi o aperfeiçoamento dos projetos de engenharia e a gestão dos serviços. Posteriormente será realizada a terceira fase, na qual os clientes (tanto comerciais quanto residenciais) deverão conectar as unidades consumidoras à rede coletora de esgoto.

 

O Bairro Alvorada está ligado ao Sistema de Esgotamento Sanitário Dom Aquino, cuja Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na região do Porto, já recebeu ações de melhoria estruturais. “O período sem chuva é importante para o avanço das obras de esgotamento sanitário. Nós estamos tomando todos os cuidados para causar o menor impacto possível à rotina da população, tanto no trânsito quanto na poeira gerada pelas escavações. O importante é a gente sempre lembrar que saneamento resulta em saúde – e os esforços de todos são fundamentais para a evolução e a conclusão dos trabalhos”, observa o engenheiro Helquimedes Andrade, gerente responsável pela execução do Plano Águas Cuiabá 300 Anos.

 

 

Substituição de redes

 

A concessionária inicia, também a partir desta segunda (13/08), um pacote de substituições de redes de abastecimento. Esta intervenção ocorrerá em duas frente, sendo elas: Avenida Beira Rio, no trecho do entroncamento da rua São Jorge seguindo até a rotatória da Avenida Fernando Corrêa - e Avenida Itaparica, no entroncamento da rua 1° de maio até a Rodovia Palmiro Paes de Barros. A renovação beneficiará diretamente 43,5 mil pessoas.

 

O processo de troca de tubulação contempla algumas etapas, entre elas: instalação da nova rede, padronização das ligações, que consiste na conexão da adutora (duto principal de abastecimento) aos hidrômetros instalados em cada unidade consumidora, testes de rede, desativação da rede antiga, acabamento e recomposição do pavimento.

 

Nas localidades onde são realizadas as obras a gestão do tráfego de pedestres e veículos é feita pela Secretaria de Mobilidade de Cuiabá (Semob). A previsão da Águas Cuiabá é que o trabalho nas ruas Luís Felipe Leite, Alta Floresta e Carandá, no bairro Alvorada, estejam concluídos até 17 de setembro. No trecho da Avenida Beira Rio, a previsão de término da implantação é no início de novembro e na Avenida Itaparica, no início de setembro.

 

“O saneamento básico tem grandes desafios. Nós estamos felizes por entregar à comunidade cuiabana obras de qualidade, baseadas em planejamento e projetos que dão suporte ao crescimento e ao desenvolvimento do município”, observa Andrade, e ressalta que Cuiabá será reconhecida nacionalmente por priorizar o esgotamento sanitário em um momento no qual poucas cidades receberão investimentos de grande volume nos sistemas de água e esgoto. “O Plano Águas Cuiabá 300 Anos traz ao município R$ 228 milhões para água e esgoto. As obras estão em curso, dentro do calendário firmado junto ao Poder Concedente. Com isso, hoje todos podemos dizer de forma consciente: Cuiabá avança no saneamento”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114