Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 14 de agosto de 2018, 16h33

Jardim Vitória recebe serviços de infraestrutura e regularização fundiária


Luiz Alves
.

Os moradores do bairro Jardim Vitória, localizado ao Norte da Capital, estão sendo contemplados com uma série de serviços neste ano. A Prefeitura de Cuiabá vem trabalhando na localidade com os serviços de infraestrutura, na parte asfáltica das ruas, calçamento e meios-fios, e o processo de regularização fundiária, para emissão de títulos de posses definitivas. A execução dos serviços, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, cumpre o compromisso firmado com os moradores de resolver alguns problemas antigos da região, que impossibilitavam a comunidade de desenvolver-se dentro de um processo de ordenação de qualidade.

“A chegada desses serviços nesta região é mais um compromisso da gestão, que está sendo honrado. São milhares de pessoas sendo contempladas com mais lazer, segurança, com a valorização de seus imóveis. Isso significa mais qualidade de vida para todos e a concretização do nosso Plano de Governo, que muitos não acreditavam quando foi lançado. Mas hoje, com dedicação, estamos mostrando que é possível transformar Cuiabá e, assim, a vida de todos que aqui vivem,” elucidou Pinheiro.

Com as equipes de obras e regularização fundiária trabalhando em ritmo acelerado, os trabalhos seguem avançando pelo bairro e a previsão é de que, em grande parte, o cronograma seja cumprindo até dezembro deste ano. Para isso, na parte fundiária, a equipe já iniciou o processo de topografia e a pesquisa socioeconômica de 750 áreas públicas do bairro, pertencentes ao município, onde o processo estava parado há mais de 20 anos.

O processo faz parte do programa “Meu Lar, Minha Conquista”, lançado, nesta gestão, e, de acordo com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, soma com a proposta de organização da cidade, impactando, direta e indiretamente, no bom funcionamento dos demais serviços prestados à população. A medida leva o amparo físico, jurídico e social à população e, assim, promove o bem-estar para todos, articulando a regularização com outras políticas públicas, envolvendo todos os atores, com legitimidade, para promover a regularização.

“É um processo técnico, que envolve uma série de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, no intuito de incluir esses assentamentos irregulares ao contexto regular, ordenando a cidade de maneira funcional, que vem a ajudar na consolidação das demais ações sociais do município. Pois, na maioria das vezes, esse processo acontece em regiões consideradas de baixa renda, dessa maneira, além das medidas instrumentais, temos que trabalhar no que tange à inclusão plena das pessoas à cidade”, disse o titular da Pasta, Air Praeiro.

Seguindo com a força-tarefa, a atuação da Prefeitura de Cuiabá no bairro Jardim Vitória também é marcante na área de infraestrutura. Por meio do programa “Minha Rua Asfaltada”, implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro a pouco mais de um ano e oito meses, o município tem buscado transformar a realidade vivida por milhares de moradores da comunidade. Gradativamente, as dezenas de vias - antes tomadas pela poeira e lamaçal - começam a ganhar uma nova forma com o recebimento da pavimentação.

No total, a localidade está recebendo mais de 10 quilômetros de obras de construção do sistema de drenagem, asfaltamento, meio-fio e calçada. A quilometragem foi estabelecida com o objetivo de alcançar mais de 50 vias, totalizando, dessa forma, 100% do bairro com o benefício da melhoria viária. Atualmente, o trabalho conta com duas equipes fixadas na 1ª e 2ª etapa, reunindo, ao todo, aproximadamente 30 operários.

Na 1ª, estão sendo executados os serviços de drenagem, limpeza, e terraplanagem. Já na 2ª etapa, a obra se encontra em estágio mais avançado com ruas como a Ruas 6A, 7A, 8A, 9A, 12A, 13A, finalizadas. Além disso, visando construir rotas que podem ser utilizadas como acessos às diferentes localidades da Capital, a Prefeitura também concluiu a pavimentação de cerca de um quilômetro da Rua Cleber Leite, fazendo a ligação do Jardim Vitória com Avenida Historiador Rubens do Mendonça e desafogando o trânsito na Avenida José Estevão Torquato da Silva.

“É importante destacar que, em todo esse processo de pavimentação, estamos sempre buscando utilizar materiais de primeira linda e mão de obra totalmente qualificada. Esse é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para que consigamos ofertar ao cidadão uma grande qualidade na obra, garantindo uma longa vida útil à malha viária construída. Felizmente, estamos conseguindo constatar toda essa qualidade nas vias que já receberam o pavimento e, com toda certeza, isso seguirá sendo praticado até que o bairro esteja totalmente concluído”, comentou o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Metas e resultados - Desde o lançamento dos programas “Meu Lar, Minha Conquista” e “Minha Rua Asfaltada”, em 2017, o Executivo já atendeu mais de 30 bairros da Capital. Ao todo, a gestão já regularizou, em um ano e oito meses, mais de 4.000 áreas. São 250 títulos por mês. Para este ano, além dos títulos entregues no aniversário da cidade, o município deve regularizar até dezembro mais 3 mil áreas. A meta é chegar a 20 mil títulos até o fim de 2020, inclusive regularizando bairros emblemáticos como Santa Izabel e Ribeirão do Lipa.

No mesmo ritmo, o “Minha Rua Asfaltada”, se consolida como uma grande ação de infraestrutura da Prefeitura de Cuiabá. A medida tem democratizado o benefício da pavimentação, universalizando a prestação do serviço e ampliando para as localidades mais afastadas de região central. Até o momento o programa alcançou a pavimentou 180 quilômetros de malha viária, entre obras concluídas, em execução e em processo de licitação.

O número está dentro do planejado pela gestão, que pretende chegar até o ano de 2020 com, pelo menos, 600 quilômetros executados. Para isso, o Executivo não tem medido esforços, tanto para finalizar as obras já iniciadas quanto para agremiar mais recursos e ampliar a quantidade de comunidades contempladas.

“É um alegria ver minha equipe trabalhando unida e com tamanho empenho, na busca por atender as necessidades dos menos favorecidos. Nesse ritmo é que vamos avançando no projeto da Cuiabá 300 anos, fazendo dessa linda cidade, formada por um povo hospitaleiro, honrado e de mãos galegadas, uma das Capitais destaques em vários segmentos, do país,” conclui o prefeito.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114