Cuiabá | MT 16/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 20 de agosto de 2018, 18h21

Moradores relatam mudança de realidade após a construção de ponte de concreto


Davi Valle
.

Desenvolver na Capital uma política de governo em que todas as regiões da cidade sejam tratadas com o mesmo valor. É por meio dessa proposta, implantada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que o Executivo municipal tem conseguido transformar a realidade vivida por milhares de pessoas. Um dos grandes exemplos dessa prática, que vem gerando resultados positivos para os cuiabanos, foi a construção de uma ponte de concreto na comunidade rural Ecoville II, situada nas proximidades do km 29 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

Concluída e entregue à população há aproximadamente oito meses, a estrutura proporcionou uma grande mudança na rotina das mais de 50 famílias que habitam na região. Se antes, para atravessar as águas do Rio Coxipó era preciso enfrentar uma série de desafios, que transformavam um simples deslocamento em uma verdadeira atividade de risco. Agora, com a nova ponte fazendo a ligação entre os dois extremos do rio, ir até o perímetro urbano e retornar para a zona rural tornou-se uma tarefa muito mais fácil de ser realizada.

Segundo relatado pelos próprios moradores da comunidade, todos os anos, ao chegar a temporada de chuvas, uma mesma cena se repetia e causava grandes transtornos, tanto para as crianças quanto para os adultos. A passagem de madeira totalmente improvisada, edificada por meio da colaboração mútua entre aqueles que vivem no local, não resistia à força das correntezas e era levada pelas águas do Coxipó. Quando não existiam mais opções, os moradores ainda se arriscavam em bondinho de metal, também feito por eles mesmos e sem nenhuma segurança.

“Foi uma época muito difícil para todos nós. Quando a passarela rodava, eu começava a chamar os outros moradores para me ajudar a reconstruir. Isso aconteceu por diversas vezes e, ainda bem, que eu sempre encontrava o pessoal disposto a colaborar. Caso contrário, enfrentaríamos maiores dificuldades. Por último, quando não tinha mais como fazer uma nova passarela, improvisamos um bondinho, já que nem sempre dava para passar pelo rio a pé. Sabíamos que era algo arriscado, mas não tínhamos muitas esperanças de uma mudança imediata e precisávamos nós mesmos criar um meio de não ficarmos isolados”, conta o caseiro Ademildo de Oliveira, de 44 anos.

Residente na localidade há mais de 20 anos, Ademildo relata ainda que para quem possuía algum tipo de veículo era sempre um grande problema, pois nem sempre o nível da água estava baixo. No entanto, ele destaca que, atualmente, a realidade mudou completamente. “Não precisamos ter nenhum tipo de preocupação com a ponte. Temos mais segurança na nossa travessia. Além disso, a estrada também está sempre recebendo manutenção. Na última semana, por exemplo, as máquinas da Prefeitura de Cuiabá estavam trabalhando aqui”, completa o caseiro.

A narrativa de Ademildo é reforçada pelo também caseiro e morador há mais de seis anos da comunidade Ecoville II, Wilson Vieira, de 53 anos. De acordo com Wilson, atravessar os materiais e mantimentos do mês, por exemplo, era um sacrifício para todos os moradores. Ele afirma que, por muitas vezes o carro não conseguia passar pelo rio, restando às pessoas percorrer a estreita e instável passarela com os produtos nos ombros. Em época de cheia, o trabalhador descreve que para as crianças irem à escola era preciso levar o uniforme e sapato em um saco plástico, até transpor o rio.

 

.

“Se fossem vestidas com os uniformes, elas chegariam encharcadas na escola. Nesse período que estou trabalhando na comunidade pude ver e sentir toda dificuldade que existia por conta da falta dessa ponte. Certa vez, precisávamos comprar uns eletrodomésticos e quando souberam da situação da ponte me disseram que não podiam trazer aqui. Então, tive que pagar alguém para ir comigo buscar os objetos que tínhamos adquirido. Para as compras de mantimentos do mês também enfrentávamos esse mesmo problema. Agora está uma maravilha. A ponte facilitou nossas vidas, nos deu mais segurança e acabou com a preocupação de lidar com os mesmos problemas a cada chuva”, evidencia Wilson.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a edificação da ponte de concreto, juntamente com a intensificação do trabalho de manutenção nas estradas vicinais, demonstra a preocupação que a atual gestão tem em cuidar dos bairros da área urbana sem se esquecer das milhares de famílias que moram na zona rural. Conforme o prefeito essa medida visa assegurar boas condições de no trânsito em todas as regiões, facilitando a integração entre o campo e a cidade.

“Desde o primeiro dia à frente da Prefeitura estamos tendo o cuidado de colocar em prática programas que garantam uma boa manutenção na extensa malha viária rural, bem como reformas e construções de pontes. Temos o entendimento que o campo e o perímetro urbano possuem o mesmo valor. São dezenas de famílias que vivem nessas comunidades e precisam desse olhar carinhoso do poder público. A Ecoville é um grande exemplo disso e foi escolhida como o ponto de partida desses programas que levam mais qualidade de vida e dignidade para essas pessoas”, explica Emanuel Pinheiro.

A ponte

A edificação de concreto armado possui cerca de 50 metros de extensão e 4,20 metros de largura. Para a execução da estrutura, foi investido o montante equivalente a R$ 751.640,09, divididos entre recursos da própria Prefeitura de Cuiabá e outra parte arrecadada via o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A ponte da comunidade Ecoville II foi inaugurada em dezembro de 2017 e foi a primeira entregue pelo Município, por meio do programa “Pontes de Concreto”.

Além dessa, em pouco mais de um ano e oito meses, a Prefeitura de Cuiabá trabalha nos últimos detalhes para entrega de uma nova estrutura na comunidade do Monjolo, localizada no Distrito do Aguaçu, e deu início a outras duas, sendo uma sobre o Rio Bandeira e outra no Rio Paciência, na região do Coxipó do Ouro. Até o ano de 2020 ainda estão previstas as construções das pontes no Rio Aricázinho e Rio dos Médicos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114