Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 28 de agosto de 2018, 16h46

Estudantes de escola pública do Pedra 90 dão show de cidadania durante campanha eleitoral


.

A campanha eleitoral ganhou corpo e já está trazendo benefícios para os eleitores. Os candidatos estão mais empenhados em melhorar a qualidade de vida da coletividade, do que em vencer as eleições. Não, não estamos falando das eleições oficiais, mas das eleições não oficiais realizadas nas escolas públicas de Mato Grosso, por meio do programa Voto Consciente. Nesta semana, o Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) se uniu aos adversários e promoveu uma limpeza geral na escola Rafael Rueda, no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

 

Ao todo, cinco partidos “disputam” eleições nas escolas públicas por meio do programa Voto Consciente. Além do PEMA, há o PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde). Mas, na maioria das vezes, logo após o lançamento das legendas, os alunos se unem para ajudar, uns aos outros, a cumprir suas promessas de campanha.

 

Cidadania e cuidados com o que é coletivo

 

O clima era de muita animação durante o mutirão de limpeza promovido pelos alunos da escola Rafael Rueda. Eles lavaram a quadra de esportes, carpiram o quintal onde pretendem cultivar uma horta, recolheram muitos sacos de lixo e limparam entre as árvores, onde devem colocar redes de descanso para desfrutarem do intervalo escolar.

 

Lucas, Samuel, Jaqueline e Ana Gabriela, do PEMA, comandaram a ação com a ajuda dos professores Edmarcio e Taise. A colega Maria Eduarda, presidente do PDVS, chamou os membros do seu partido para aderir à iniciativa. “Depois dessa limpeza o PDVS, junto com os outros partidos, a gente vai replantar a horta que existiu um dia aqui. Vai beneficiar todos, então todos aderiram”, explicou Maria Eduarda, com aguçado sentido de cidadania.

 

“Quando eu era pequena, já estudava aqui. A gente tinha aulas para cuidar da horta, aprender a jardinar , fazer várias coisas. Mas com o tempo foi decaindo, entraram novos alunos que criaram uma confusão, acabou tudo. Agora agora nós estamos tentando revitalizar todo esse local aqui, a horta, o quintal, redes pra descanso na hora do intervalo, já que a gente tem muito tempo, porque ficamos 10 horas por dia na escola”, explicou.

 

Conheça o programa Voto Consciente

 

O programa Voto Consciente teve início em abril deste ano, nas escolas Rafael Rueda (bairro Pedra 90), Padre Firmo Pinto Duarte Filho (bairro Flor do Cerrado),

Padre João Panarotto ( CPA IV), Professora. Adalgisa de Barros (Jardim Aeroporto/ Várzea Grande), Professor Rafael Rueda (Pedra 90).

 

No momento os alunos trabalham suas propostas para suas respectivas escolas e comunidades escolares. Na maioria das vezes, cumprem as promessas antes mesmos da votação. As eleições serão realizadas em outubro deste ano.

 

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), com o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e a participação política livre, democrática e consciente.

 

A iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores e a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114