Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 04 de setembro de 2018, 12h22

Empresas unificarão ações de limpeza da fiação em uma mesma localidade


Como parte do Temo de Compromisso assinado em agosto deste ano, a Prefeitura de Cuiabá, a Energisa Mato Grosso, e as companhias de telecomunicações, se reuniram nesta segunda-feira (03) para a primeira reunião de avaliação do reordenamento do cabeamento aéreo no Centro Histórico da Capital. Os encontros, que devem acontecer mensalmente, são momentos avaliados como de extrema importância dentro do processo, pois permitem um monitoramento da ação, exposição das dificuldades encontradas e um debate eficiente, no intuito de saná-las e agilizar o andamento do serviço.

A ação engloba todo quadrilátero localizado entre as avenidas Ten. Cel. Duarte e Mato Grosso e as ruas Ten. Thogo da Silva Pereira e Estevão de Mendonça. As empresas possuem o prazo de 120 dias para promover a retirada dos cabos inservíveis, bem como a organização das fiações, tanto de energia elétrica quanto de telecomunicação. Neste primeiro momento, as atividades foram realizadas de maneira individual pelas empresas. Todavia, a fim de dar celeridade no trabalho, as companhias ficaram encarregadas de desenvolver um plano de atuação em conjunto.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o desenvolvimento sustentável é a única alternativa eficaz para a construção de uma sociedade moderna e evoluída. Segundo ele, é isso que a Prefeitura pretende ao exigir a execução desse trabalho, inicialmente na região central e podendo, posteriormente, ser prolongado para as demais extensões da cidade. Conforme solicitado pelo gestor, uma nova reunião será realizada na próxima quarta-feira (05), na qual será definida uma ação conjunta, otimizando o resultado e facilitando o monitoramento do Município.

“É um trabalho operacional, em que algumas empresas agiram mais rápido do que outras. Algumas já retiraram quilômetros de fiação e outras ainda se encontram na elaboração de orçamento. O que solicitei agora é que a atuação seja unificada. Vamos construir um plano em que todas as operadoras de telecomunicações, sob a coordenação da Energisa, atuem nas mesmas localidades, com todo apoio da Prefeitura. Dessa forma, a operação rende mais e favorece a nossa fiscalização”, explica o prefeito.

Conforme destaca o coordenador de rede da Claro, César Tramonte, as reuniões são fundamentais para que as partes envolvidas no procedimento consigam encontrar soluções para as dificuldades que surgem durante a execução do serviço. De acordo com ele, a operadora de telecomunicações a qual representa já efetuou a limpeza em aproximadamente 1,3 quilômetro da Rua Estevão de Mendonça. Durante esse processo, César salienta que foi possível perceber que essa é uma tarefa que ser tornará mais produtiva com o agrupamento das empresas em uma mesma região.

“É um trabalho em que uma operadora depende da outra. Por isso, é importante que essas reuniões sejam realizadas. Fizemos um planejamento inicial e desde a semana passada estamos atuando, fazendo as adequações necessárias. Encontramos algumas dificuldades na extensão que trabalhamos. São pendências que aparecem justamente pelo fato das companhias estarem trabalhando de forma isolada. A partir de agora, atuando no mesmo local com as outras operadoras e com a própria Energisa, acredito que conseguiremos evoluir e dar uma melhor qualidade na continuidade do processo”, avalia o coordenador da Claro.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanos, Juares Samaniego, o procurador-geral do Município, Luiz Antônio Possas de Carvalho, o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto José Barbanera, e representantes das companhias de telecomunicações Tim Brasil, OI, Vivo e NET.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114