» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Segunda, 17 de setembro de 2018, 09h31

Prefeito lamenta o falecimento de histórico líder quilombola de Mato Grosso


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamenta a morte de Antônio Benedito da Conceição, conhecido popularmente como Antônio Mulato. Líder da comunidade quilombola Mata Cavalo, situada no município de Nossa Senhora do Livramento, Antônio Mulato é considerado um dos grandes símbolos da cultura negra no estado de Mato Grosso.

Com 113 anos completados no mês de junho, “seo” Mulato era o quilombola mais velho do Brasil. Antônio sofria de mal de Parkinson e Alzheimer e, por conta da saúde extremamente debilitada? - ?decorrente da idade avançada? - estava internado há dez dias no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, onde veio a falecer na tarde de sábado (15).

Referência na luta pela igualdade racial, Mulato foi o responsável pela instalação da primeira escola pública do Brasil em uma comunidade quilombola. Também foi vítima de inúmeras ameaças de morte, por se recusar a deixar as terras recebidas da “sinhazinha”.

Além de 13 flhos, Mulato deixa 38 netos, 44 bisnetos, 29 tatarenetos e quatro trinetos. O velório deve ser realizado no antigo Casarão, na comunidade de Mata Cavalo.

“Neste momento de dor, deixo minhas condolências à família e amigos dessa que é uma das figuras mais históricas de Mato Grosso. Antônio Mulato é um exemplo de luta e perseverança na busca por uma sociedade mais justa. Tenho total convicção de que, por toda sua integridade como pessoa e por aquilo que representa dentro da nossa história, todos os mato-grossenses receberam essa notícia com extremo pesar, mas desejando que a paz que excede todo o entendimento esteja sobre a família”, declara Emanuel.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114