Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 02 de outubro de 2018, 20h51

Doação de órgãos e tecidos para transplantes e morte encefálica são temas de capacitação


Dando continuidade ao trabalho de reestruturação da Rede de Assistência de Saúde do Município, vários profissionais do Pronto Socorro de Cuiabá passaram por um treinamento para a condução do processo de captação de órgãos e tecidos. A capacitação foi realizada por meio de uma articulação entre Estado, Município e Escola de Saúde Pública.

Participaram do treinamento médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos que atuam no Pronto Socorro. O intuito do curso foi qualificar os profissionais de saúde sobre a temática da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT, bem como propor um alinhamento de conhecimento aos profissionais sobre como ocorre o processo de notificação e doação de órgãos e tecidos, aspectos ético-legais, captação e aspectos clínico-assistenciais.

O enfermeiro responsável pelo Serviço de Educação Permanente, Leonel Alcântara explicou a importância desta capacitação para a equipe do PS e, consequentemente, para os pacientes que utilizam a unidade de saúde. “O HPSMC é porta de entrada para urgências e emergências no estado, prestando atendimento ininterrupto à população da baixada cuiabana. Tendo em vista as demandas assistenciais nesse segmento, decidimos proporcionar esse treinamento estratégico aos trabalhadores em saúde. Destacamos que a capacitação foi fundamentada nos princípios da Educação Permanente em Saúde - EPS, visando a problematização do tema e discussão entre os profissionais, buscando a transformação das práticas técnico-assistenciais e sociais por meio da pedagogia centrada na resolução de problemas em saúde”, comentou Leonel.

Outra qualificação realizada no Pronto Socorro teve como tema: “Determinação de Diagnóstico de Morte Encefálica”, da qual participaram profissionais médicos com mais de um ano de experiência no atendimento à pacientes em coma. Dentro do conteúdo programático, os participantes tiveram aulas sobre conceito de morte encefálica e fundamentos legais, metodologia da determinação, teste de apneia e exame complementar, conclusão da determinação, comunicação da morte encefálica aos familiares e retirada do suporte vital.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114