» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Quarta, 03 de outubro de 2018, 20h04

Projeto Reciclar't oferece curso de customização, passarela e desfile no Misc


Voltado ao ensino de técnicas de reaproveitamento, reutilização e reciclagem, o projeto Recicl’art Mil oferece 40 vagas para o curso de Eco Moda, que acontecerá no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). Lá os alunos desenvolverão peças a partir de diversos materiais, dando vazão a várias manifestações artísticas e culturais. Os encontros acontecem entre 8 e 11 de outubro, de 18h30 às 20h30, e tem inscrições gratuitas.

De acordo com a idealizadora do projeto, a artista plástica Sandra Gusmão, o trabalho vem sendo desenvolvido há anos por diferentes escolas da Capital, envolvendo cursos, oficinas, eventos e participações especiais. Esta, segundo ela, é uma das pontas do projeto que já atende alunos desde o Ensino Fundamental até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Embora o foco do curso seja a customização de camisetas, o objetivo de Sandra é disseminar o assunto, que, em sua opinião, ainda é pouco abordado em Mato Grosso. “É lógico que sustentabilidade envolve muito mais coisas, não é apenas reciclar uma camiseta. Tem a ver com todo o processo de produção de um objeto. Mas essa é uma pincelada que vai abrir o debate.”

Neste contexto, ainda segundo Sandra, todos os esforços para estimular o debate são válido, por isso este passo foi dado. “Já tem gente trabalhando em cima desse assunto, mas aqui ainda é pouco falado. A ideia começa a movimentar dentro da cabeça das pessoas até virar ações concretas.” Para incentivar os alunos, o Recicl’art Mil também distribuirá brindes ao longo da ação.

Para além das roupas, a proposta também oferece minicurso de passarela e desfile e traz pinturas em estilo assemblage, termo originário do francês que significa montagem. Neste tipo de trabalho o artista une objetos, por colagem ou encaixe, expressando o seu imaginário. As sucatas que fazem parte das obras permanecem em seu estado original, mas, unidos, parecem diferentes.

Para o encerramento foi programado um desfile, promovido de maneira ecológica, tendo como base os materiais recicláveis. As matrículas podem ser feitas pelo Whatsapp, no número (65) 99963-1577. “Todo o material é gratuito e será utilizado futuramente em outro projeto de passarela. Só pedimos que, caso a pessoa queira customizar uma camiseta e levar para casa, que traga uma usada”, finaliza.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114