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Cidade
Segunda, 08 de outubro de 2018, 17h24

Prefeitura realiza II Encontro sobre Dislexia para os profissionais da rede pública municipal


A Prefeitura de Cuiabá realiza no próximo dia 10, das 07 às 12 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o II Encontro da Rede Municipal de Educação de Cuiabá sobre a Dislexia. O encontro é realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação Mato-Grossense de Dislexia e tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o transtorno de aprendizagem, de forma articulada à prática docente na sala de aula e ao cotidiano escolar.

O primeiro encontro foi realizado no mês de agosto e contou com a participação de 500 profissionais da Educação.

Segundo a diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda dos Santos, esse segundo encontro é uma continuação daquele momento e faz parte do programa de formação continuada dos profissionais, realizado pela secretaria. “A formação é direcionada aos profissionais da rede municipal de Educação, em especial aos professores das Salas Multifuncionais e de Apoio Pedagógico, além de coordenadores das unidades escolares para que eles possam identificar os alunos com dificuldades e tempos de aprendizagem diferenciados e, a partir daí, dar os encaminhamentos necessários visando o desenvolvimento adequado dos alunos. Além disso, o encontro está inserido na programação da III Semana da Dislexia, realizada pela Associação Mato-grossense de Dislexia”, explicou.

O encontro tem como foco a Educação e os sujeitos que fazem parte desse contexto. A proposta é preparar os profissionais para que possam auxiliar de forma efetiva o processo de aquisição da leitura e da escrita, garantindo a aprendizagem dos estudantes inseridos na escola conforme a Proposta Educacional da Rede Municipal de Educação de Cuiabá, que organiza o currículo por ciclos e, cujo princípio, é o desenvolvimento integral dos alunos.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos lembrou que a iniciativa contribui para que a rede esteja cada vez mais qualificada, inclusiva e humana. “Estamos, seguindo as orientações do Prefeito Emanuel Pinheiro, buscando meio de parcerias, qualificar cada vez mais nossos profissionais e oferecer à população cuiabana uma Educação inclusiva e estratégias pedagógicas adequadas a fim de garantir a aprendizagem dos nossos alunos”, salientou.

 

Programação

O II Encontro da Rede Municipal de Educação de Cuiabá sobre a Dislexia terá início com o credenciamento e entrega de material a partir das 7h. Às 9h30 será realizada a mesa redonda com as palestrantes.

Foram convidadas para o encontro, a psicóloga, psicopedagoga e neuropsicológica, membro da equipe multidisciplinar da Associação Brasileira de Dislexia, Aurea Maria Vale Gonçalves; a fonoaudióloga, especialista em Motricidade Orofacial e Aprimoramento em Linguagem pelo Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos e mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNESP- Marília, Priscila Biaggi Alves de Alencar e a roteirista e produtora do curta metragem ‘Diga ao meu pai que estou bem’, Bruna Fracascio.

 

Saiba mais

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica e caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Essas dificuldades normalmente são consequência de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas, segundo definição adotada pela IDA – International Dyslexia Associatio e pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD.

Na pré-escola, alguns sinais podem indicar a Dislexia, como a dispersão, atraso do desenvolvimento da fala e linguagem, dificuldades no desenvolvimento da coordenação motora e falta de interesse por livros impressos.

Na idade escolar os sinais de alerta são as dificuldades na aquisição e automação da leitura e da escrita; desatenção e dispersão; dificuldade em copiar de livros e da lousa; dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.); desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais; confusão para nomear entre esquerda e direita; dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.; vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

 

Serviço

II Encontro da Rede Municipal de Educação de Cuiabá sobre a Dislexia

Data: 10 de outubro

Hora: 7:30 às 12 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso


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