» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Terça, 09 de outubro de 2018, 13h27

Terraplanagem prepara vias do Altos da Serra II para o recebimento do asfalto


De fundamental importância para o seguimento da obra de pavimentação, a etapa de terraplanagem das vias, executada pela Prefeitura de Cuiabá, chega ao bairro Altos da Serra II. Com uma equipe formada por mais de 30 operários, o serviço avança ao longo das ruas da comunidade e, conforme o cronograma da atividade, já alcançou o índice de mais de 51% do trabalho concluído.

O Altos da Serra II está incluso no programa “Minha Rua Asfaltada”, por meio do qual recebe o investimento de R$ 5.386.745,73 para a realização de mais de 10 quilômetros de obras de drenagem, pavimentação, construção de meio-fio e calçadas. A previsão é de que os trabalhos na região, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, prossigam até o próximo ano e o bairro seja completamente pavimentado.

“A terraplanagem é a fase em que a base e sub-base do solo é estabilizada e preparada para a etapa de imprimação e, na sequência, recebimento da massa asfáltica. Por meio desse trabalho, o terreno é nivelado de acordo com as marcações definidas no projeto, o que evita o aparecimento de deformidades no asfalto. Anteriormente, a equipe trabalhou na construção de novas drenagens e recuperação dos sistemas antigos. Seguimos todos os procedimentos recomendados, para que, ao final, o cidadão usufrua de uma obra de qualidade”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Histórico

Licitada em 2016, a obra no Altos da Serra II foi encontrada paralisada pela atual gestão que, de imediato, determinou a efetuação de uma força-tarefa, no intuito de garantir o benefício para os moradores da comunidade. A partir de um dedicado trabalho de convencimento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) feito pela Prefeitura, a instituição financeira emitiu, no início deste ano, o documento de autorização para retomada dos serviços.

Acontece que a empresa vencedora do certame licitatório, após executar 47% dos serviços acordados, não apresentou condições de continuar à frente da obra, o que levou o Município a solicitar a rescisão contratual e convocar a segunda colocada. Todavia, a nova postulante não demonstrou interesse em assumir os trabalhos e, então, seguindo os procedimentos da Lei Federal 8.666/93, foi realizada a convocação da terceira colocada que está atuando no bairro.

O programa

Com pouco mais de um ano e cinco meses de implantação, o programa “Minha Rua Asfaltada” se consolidou como uma grande ação de infraestrutura da Prefeitura de Cuiabá. A medida tem democratizado o benefício da pavimentação, universalizando a prestação do serviço e ampliando para as localidades mais afastadas da região central da Capital. Até o momento são cerca de 30 bairros atendidos pelo programa e um total de 180 quilômetros de malha viária alcançada, entre obras concluídas, em execução e em processo de licitação.

O número está dentro do planejado pelo Município, que pretende chegar até o ano de 2020 com, pelo menos, 600 quilômetros executados. Para isso, o Executivo não tem medido esforços, tanto para finalizar as obras já iniciadas quanto para agremiar mais recursos e ampliar a quantidade de comunidades contempladas. O andamento das atividades é acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que, como parte das ferramentas de controle, elabora periodicamente um relatório de execução.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114