Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 16 de outubro de 2018, 09h46

Luis Claudio celebra 40 anos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT


O vereador Luis Claudio (PP) homenageou alunos, professores e profissionais do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante sessão solene nesta quarta-feira (10), em celebração aos 40 anos de existência do curso que já formou 755 profissionais no Estado.

Criado em 1978, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental faz parte da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia (Faet) da UFMT e ocupa a 15ª posição dos melhores cursos no país. Por essa razão, segundo Luis Claudio, é importante valorizar não apenas o curso, mas os profissionais que fizeram dele uma referência.

Ao todo, foram homenageadas 60 pessoas, que receberam uma Moção de Aplausos como reconhecimento da importância dessa profissão, responsável por promover a saúde, cuidar do meio ambiente, da sociedade e dos municípios, uma vez que a maioria dos problemas ligados à saúde pública são relativos a problemas sanitários.

“Com base no reconhecimento da importância desse tripé ambiental, social e econômico da profissão, eu dou as boas vindas a todos. A sociedade precisa entender quem é o engenheiro sanitarista e o que ele pode promover na prevenção e da promoção da saúde dos nossos munícipes. Por isso, são merecedores, por esses 40 anos de serviços prestados”, afirmou.

Um dos homenageados foi o chefe do departamento de Engenharia Sanitária, professor mestre Tadeu José Latorraca, que fez questão de destacar a história do curso. Ele lembrou que inicialmente foi ofertado apenas curso de especialização, que depois se transformou em curso de formação superior.

“Começamos com a Engenharia Sanitária, mas em 2000 foi criada a Ambiental junto, que é o curso que conhecemos hoje. Isso agregou valores e atendeu um chamado do mercado, que requer essa classificação para tratar das questões ambientais, como poluição, contaminação do solo, da água e do ar, por exemplo”, disse.

Ainda segundo o professor, houve muita evolução no curso com a qualificação dos professores e melhoria da estrutura. “Celebramos o jubileu de rubi e contamos com um grupo dentro da universidade que vem se dedicando muito e melhorando as condições de ensino e colocando o curso em posições avantajadas dentre as universidades federais. Por isso, nada melhor do que homenageá-los ”, disse.

Também homenageada, a professora doutora Margarida Marcheto, diretora da Faet, agradeceu o reconhecimento e destacou a importância da profissão em prol da saúde pública. Segundo ela, de cada R$ 1 investido em saneamento se economiza R$ 10 em saúde pública.

“É um profissional fundamental para todas as cidades, porque todo o gestor precisa de um profissional que se preocupa com questões relativas a saneamento, ao monitoramento da água, esgotamento sanitário, a coleta e disposição dos resíduos. É um profissional que tem um espectro muito amplo. Aquilo que o médico faz no varejo, nós fazemos no atacado: que é cuidar da qualidade de vida da população”, encerrou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114