Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 17 de outubro de 2018, 22h35

Idosos assistem palestra sobre o câncer de mama na terceira idade


A população idosa no Brasil tem aumentado e, com isso, a expectativa de vida também tem sido maior nos últimos anos. Com essa nova estatística, as políticas públicas voltadas a este grupo de pessoas precisaram ser repensadas em vários fatores como por exemplo, o da saúde preventiva. E um desses fatores – o câncer de mama na terceira idade - foi abordado na palestra ministrada nesta manhã de quarta-feira (17), no Centro de Convivência de idosos (CCI) Aidee Pereira. A palestra faz parte de uma série de eventos que a Prefeitura de Cuiabá vem provendo dentro da Campanha Outubro Rosa.

Com a presença de mais de 50 idosos da unidade, a enfermeira da rede de saúde municipal, Sandra de Munis, falou sobre tema, trazendo para o debate pontos importantes, que se, praticados no dia a dia, podem aumentar ainda mais essa expectativa de vida. Dentre esses pontos, ela alertou sobre a alimentação e os exercícios físicos na prevenção do câncer de mama, tanto nas mulheres, quanto nos homens acima de 65 anos - quando o risco de desenvolverem doenças cancerígenas é 11 vezes maior do que em pessoas com idade inferior a essa faixa etária.

“De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) a cada três mulheres, uma terá câncer. Entre os homens, esse número é de um em cada quatro - ambos entre 60 e 79 anos de idade. Então, diante das nossas estatísticas, precisamos trabalhar com mais assiduidade esse tema entre as pessoas da terceira idade, alertando-as que as boas práticas nas atividades diárias, como alimentação, pode trazer uma gama de benefícios, prevenindo do câncer de mama, em destaque no evento de hoje, assim como de diversas doenças”, explanou Sandra.

Para a coordenadora da unidade, Antônia Fernandes da Silva, a participação dos idosos tem sido frequente em ações como essa. Ela destaca que eles estão, a cada dia que passa, se conscientizando mais e também levando as informações para seus lares e comunidades. A coordenadora ainda lembrou que o tema da prevenção de doenças está sendo inserido diariamente nas atividades da unidade pelos profissionais da saúde que assistem a pessoa idosa do CCI.

“Estamos abordando o tema aproveitando a Campanha do Outubro Rosa, mas a ideia é inseri-lo no cronograma de ações da unidade, como já vem sendo feito pelos profissionais da saúde que nos atendem aqui no CCI Aidee Pereira. O resultado desse reforço já pode ser notado na mudança de comportamento deles. Já se preocupam com os alimentos que estão ingerindo, a forma como estão se movimentando e já absorvem informações com mais facilidade. É bonito de se ver a determinação, dedicação, amor e valorização com tudo que ofertamos”, destacou Antônia.

Atenda às palavras da palestrante, a senhora Sebastiana Pereira, de 74 anos, estava entre os participantes do evento e descreveu sua jornada na casa. A dançarina e cantora de Siriri é de uma alegria contagiante. Ela, com sua dança e ‘cantoria’ herdadas do pai, seu Luiz, avaliou que o aprendizado que obteve com as ações desenvolvidas na unidade, a fez ter outra entendimento sobre as doenças e de como ela pode ter mais qualidade de vida se mudar pequenos hábitos diários.

“Olha, eu vim pra cá, participar das atividades, para me distrair um pouco, já que quando chegamos em uma determinada idade, ficamos um pouco esquecidos pelos mais novos. Mas além de me divertir, eu fiz várias descobertas e melhorei muito minha vida com através delas. Comecei a praticar mais exercícios físicos, trouxe a dança novamente para minha vida e também prestei mais atenção no que estava comendo. Hoje, quando escutei a moça palestrando, vi que esses hábitos aprendidos aqui, em outros anos, é que estão me ajudando a viver mais e prevenir o câncer de mama”, concluiu Sebastiana.

Atualmente, o CCI Aidee Pereira atende mais de 300 idosos. A unidade celebra nesta quinta-feira (18) seus 19 anos. Nesta ocasião, a Casa assistencial vai oferecer uma festa, com muita dança, música e quitutes. O baile vai ficar por conta do grupo de Siriri Girassol, formado pelos idosos da unidade.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114