Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 04 de dezembro de 2018, 10h02

Reposição de areia no Complexo Dom Aquino, a pedido da classe dos esportistas de Cuiabá


Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar a atividade física na areia não é um treinamento leve. Esse tipo de exercício exige muito do corredor, mas também oferece grandes benefícios. A areia provoca um aumento na intensidade nos treinos. O ambiente talvez gere essa maior sensação de prazer e liberdade, causando essa falsa sensação de treino leve.

A corrida na areia gera diferentes exigências motoras e fisiológicas nos corredores, aumentando a estabilidade na corrida, em virtude do solo ser mais fofo e causando acréscimo na intensidade do treino com relação a terrenos mais estáveis e duros.
Por causa do terreno mais instável e esburacado, a areia também pode aumentar ou até mesmo criar algumas habilidades para o corredor como: aumento do recrutamento de unidades motoras, mudança mecânica e maior capacidade de propriocepção (sentido da posição relativa das próprias partes do corpo e a força do esforço sendo empregada em movimento). O corredor acaba utilizando as pontas do pés ao invés do calcanhar para realizar o movimento da corrida, de forma mais natural.

Deste modo, a pedido dos esportistas que frequentam o Complexo Esportivo Dom Aquino, Misael Galvão, presidente da Associação do Shopping Popular, atende as necessidades de reposição de areia aos espaços, para uma melhor prática de esporte. Portanto, foram colocados cinco caminhões de areia, contendo doze metros cúbicos cada: no campo de areia, quadra de vôlei e cancha de bocha, onde é praticado atletismo e demais atividades esportivas.

A Associação do Shopping Popular incentiva a prática de esportes, valorizando os esportistas e orienta, a importância de um acompanhamento profissional, antes de se iniciar a prática de esportes. Ser orientado por um especialista é sempre o melhor caminho. Ele saberá dosar as intensidades e quantidades de treino variando não só a areia, mas os demais tipos de terreno nas corridas.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114