» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Terça, 08 de janeiro de 2019, 02h44

Águas de Cuiabá contabiliza 670 mil análises de qualidade realizadas


 670 mil análises atestam qualidade

Mais de 670 mil análises realizadas anualmente trazem até os moradores de Cuiabá, clientes da rede pública de abastecimento de água, a qualidade e confiabilidade necessárias para o consumo do recurso hídrico com segurança à saúde. Um total de 676.450 testes, de caráter físico, químico e bacteriológico, foram realizados em amostras coletadas junto às Estações de Tratamento de Água, as ETAs, operadas pela Águas Cuiabá, concessionária de serviços de saneamento da Capital mato-grossense, bem como ao longo da rede de distribuição, poços e reservatórios.

As amostras coletadas são analisadas em laboratórios certificados e acreditados, com todos os equipamentos técnicos necessários para o atestado de qualidade à água 100% fluoretada distribuída aos mais diversos bairros da cidade, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Conforme disciplinam as portarias do ministério, ao consumo humano deve ser assegurada água potável, fonte para a ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal. Tudo dentro do padrão de potabilidade, sem riscos à saúde. “O processo de fornecer água tratada a cada um dos moradores da Capital é grandioso e possui inúmeras etapas. Nosso trabalho é fornecer ao cotidiano esse recurso imprescindível e nosso compromisso é com a saúde da comunidade. Por isso, para estar de acordo com os normas de qualidade da água, realizamos testes em vários trechos ao longo da rede de distribuição”, destaca o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.
 

.

Relatório da concessionária aponta que ao longo de um ano foram realizadas 540 mil análises na produção e na estrutura operacional, setores onde ocorre a captação e tratamento da água bruta. Outras 61.300 análises são feitas, paralelamente, no setor de controle de qualidade da companhia, de forma a fiscalizar e acompanhar as análises, onde os trabalhos são conduzidos por equipe formada de técnicos em laboratório, auxiliares e amostradores, administrativos e responsável técnico. Numa terceira esfera de controle, conferindo ainda mais segurança ao usuário da rede pública de abastecimento, 75.150 avaliações são feitas em laboratório externo, com o selo de acreditação, conforme orienta portaria do Ministério da Saúde. Garantia de imparcialidade no controle de qualidade.


O consumo de água sem tratamento adequado implica numa série de riscos à saúde, que vão de verminoses e amebíases a infecções intestinais e até febre tifoide e cólera, além de doenças de pele.


Em Cuiabá, um conjunto de 14 ETAs, divididas em 10 sistemas, atende hoje a mais de 184 mil ligações de água. São casas, condomínios, prédios públicos e unidades comerciais e industriais atendidos pela rede pública de abastecimento de água.

“A água que a gente usa é coisa séria: é vetor de saúde, de qualidade de vida, de sustentabilidade ambiental. Cuiabá tem água tratada, fluoretada, dentro das normas do Ministério da Saúde e dos órgãos de fiscalização. Todos os mais de 600 colaboradores da nossa companhia estão comprometidos com essa missão: entregar água de qualidade, diariamente, a toda a população cuiabana”, afirma Fabbriani.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114